30/08/23 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa promove revitalização da cadeia do caju em Jacaraú (PB)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Técnicos e produtores trocam conhecimento sobre a cultura do caju, na Paraíba

Técnicos e produtores trocam conhecimento sobre a cultura do caju, na Paraíba

A cajucultura é uma cadeia produtiva de grande importância sócioeconômica para a região nordeste. Do Ceará à Paraíba, a Embrapa Agroindústria Tropical atua na revitalização dessa atividade desenvolvendo tecnologias clonais e técnicas de manejo mais eficientes. Como parte das ações do projeto, uma equipe da Unidade esteve em Jacaraú (PB), entre os dias 16 e 18 de agosto, a fim de monitorar o desenvolvimento dos experimentos em campo.

De acordo com Marlos Bezerra, pesquisador da Unidade, o projeto de revitalização em Jacaraú implantou, em 2022, quatro unidades de referência tecnológica em diferentes áreas do município. “Em cada unidade realizamos o plantio de quatro clones. Estamos testando essas variedades e, logicamente, adaptando o sistema de produção aqui para a região”, complementa.

Neste ano, na Embrapa foram implementadas outras duas áreas de pesquisa: sendo a primeira um jardim clonal, mas desta vez com seis variedades de clones; e a segunda um campo de sementes com mudas da variação CCP 06. “A ideia é ter no município sementes e propágulos, para que os produtores tenham como produzir suas próprias mudas no próximo ano”, explica Marlos.

Além das visitas aos campos experimentais, realizadas periodicamente, outras ações estão incluídas no projeto de fortalecimento da cajucultura em Jacaraú. Em 2022, por exemplo, os produtores foram capacitados quanto ao manejo fitossanitário dos clones de cajueiro-anão no primeiro ano de plantio. Assim como a instalação dos jardins clonais, os cursos e palestras também foram realizados com o apoio da Prefeitura Municipal de Jacaraú.

Laynara Farias, diretora do Departamento da Cajucultura do município de Jacaraú, destaca a importância da aproximação entre Embrapa, Secretaria de Agricultura e produtores: “Essa parceria busca fortalecer o beneficiamento da castanha em Jacaraú, presente em nosso município há um tempo, mas que de forma  extrativista se perdeu,  com isso foi buscado através da secretaria, em parceria com a Embrapa, a implementação dos clones nas unidades referência tecnológica, para que houvesse uma revitalização desta matéria-prima. A vinda da Embrapa auxilia os produtores no manejo dos clones, para uma melhor produtividade dessa cultura já implantada".

Para 2024, as expectativas apontam a instalação de um viveiro para a produção de mudas. Com isso, os produtores de Jacaraú e imediações  terão o acesso facilitado às mudas de cajueiro-anão precoce da Embrapa.

Ricardo Moura (DRT 1618 JPCE)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Lindemberg Bernardo (estagiário de jornalismo)
Embrapa Agroindústria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

caju