22/11/23 |   Produção vegetal

Artigo: Oídio e antracnose do cajueiro – doenças que exigem manejo preventivo para redução de prejuízos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Antonio Alberto Oliveira

Antonio Alberto Oliveira - Sintomas comuns de doenças fúngicas em cajueiros da capital sergipana

Sintomas comuns de doenças fúngicas em cajueiros da capital sergipana

O cajueiro (Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical, originária do Brasil, reconhecido como centro de origem da espécie, sendo dispersa em quase todo território brasileiro, onde se destaca pela domesticação e elevado aproveitamento econômico (MELO; BLEICHER, 2002). 

A cultura é de fundamental importância socioeconômica para a região Nordeste, devido aos empregos que gera, caracterizando-se como uma das mais importantes fontes de renda das populações. Nessa região, ocupa uma área de 584 mil ha, representando 99,6% da área com caju do Brasil (IBGE, 2023). 

Apesar da elevada importância socioeconômica, a produtividade da cajucultura nordestina é limitada por fatores fitossanitários, dentre os quais se destaca a incidência de doenças fúngicas que constituem entraves à exploração eficiente, seja pelos danos diretos na fisiologia e na integridade física ou indiretamente na interação com outros tipos de estresses. 

Existe uma série de doenças causadas por fungos que prejudicam os plantios de caju, no entanto, aqui serão abordadas a duas fitomoléstias de maior ocorrência: o oídio e a antracnose.

Antracnose

A antracnose está disseminada em todas as localidades onde se encontra a cultura do cajueiro, inclusive em plantios espontâneos, podendo ocorrer em qualquer fase de desenvolvimento da planta.  No Nordeste, a doença encontra-se presente em todas as áreas de cultivo, sendo bastante severa em épocas mais úmidas e temperaturas amenas, ao redor de 25ºC. Em anos com condições favoráveis ao patógeno, as perdas na produção podem atingir até 40% (PONTE, 1984). 

A doença é causada por um complexo de várias espécies do fungo Colletotrichum. Os sintomas ocorrem nas folhas, nos ramos, nos pedúnculos, nos maturis e nos frutos (CARDOSO & FREIRE, 2002; VELOSO et al., 2022). Nas folhas e nos ramos, são manchas necróticas de coloração marrom-avermelhadas quando jovens, tornando-se pardas e escuras quando os órgãos afetados atingem a maturidade (Figura 1). No pedúnculo e na castanha, são manchas escuras, geralmente apresentando rachaduras (Figura 2).

O controle da antracnose restringe-se ao uso de clones resistentes ou tolerantes e à aplicação de fungicidas, sendo recomendados os fungicidas azoxystrobina, difeconazole e oxicloreto de cobre (CARDOSO, 2019).

Oídio

O oídio do cajueiro é a doença mais importante da cultura, disseminada em todas as áreas produtoras, principalmente na região Nordeste. As perdas na produção de castanha provocadas pela doença podem chegar até a 80%. Além disso, os pedúnculos do caju ficam impróprios para a comercialização como fruta de mesa e até mesmo o aproveitamento industrial é comprometido (CARDOSO & FREIRE, 2002; CARDOSO, 2019).

A doença é causada pelo fungo Erysiphe quercicola (morfologicamente descrito anteriormente como Oidium anacardii), parasita obrigatório do cajueiro. Os danos à produção de castanha e à qualidade do pedúnculo são inestimáveis em razão das condições de ambiente favoráveis em todas as regiões produtoras. Os sintomas são observados nas folhas, nas flores, nos maturis, nos pedúnculos e nas castanhas (CARDOSO & FREIRE, 2002; CARDOSO, 2019). O sintoma característico é um revestimento branco, assemelhando-se a um pó inicialmente branco (estruturas reprodutivas do fungo), tornando-se acinzentado quando os órgãos atacados atingem a maturidade (Figuras 3 e 4).

A prevenção à doença é a melhor estratégia a ser implementada. Os produtores precisam ficar atentos e agir logo que surgirem as novas brotações (panículas), utilizando produtos à base de enxofre, registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), para controlar o fungo que provoca a doença.

REFERÊNCIAS

CARDOSO, J. E.; FREIRE, F. das C. O. Identificação e manejo das principais doenças. In: Q. M. S. Melo. (Org.). Caju-Fitossanidade. 1 ed. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, p. 41-51. 2002.

CARDOSO, J. E. Principais doenças do cajueiro: sintomas e controle. Embrapa Agroindústria Tropical. Folder, 2019.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: < https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-agropecuario/censo-agropecuario-2017#producao-vegetal> Acesso em 10 de novembro de 2023.

MELO, Q. M. S; BLEICHER, E. Frutas do Brasil: caju fitossanidade. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2002.

PONTE, J. J. Doenças do cajueiro no nordeste brasileiro. Brasília: EMBRAPA/DDT, 1984. 51p. (EMBRAPA/DDT. Documentos, 10).

VELOSO, J. S.; DUARTE, I. G.; FARIAS, O. R.; CÂMARA, M. P. S. Antracnose do cajueiro: etiologia, sintomatologia e aspectos epidemiológicos. RAPP, v. 28, p.200-215, 2022.

 

Antonio Alberto Rocha Oliveira (Engenheiro-agrônomo, Ph.D., pesquisador especialista em fitopatologia)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

cajunordestefitossanidadecajueirodoencas