10/12/23 |   Agricultura familiar  Melhoramento genético  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Dia de Campo do Caju em Normandia apresenta técnicas de produção de mudas e manejo de pomar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Willyam Porto

Willyam Porto -

Será realizado no dia 12 de dezembro, o “Dia de Campo em Roraima sobre manejo de pomar e técnicas de produção de mudas” para cultivo do caju, no município de Normandia. O evento será realizado em duas propriedades, sendo a primeira etapa no período da manhã, das 09h às 12h, no Polo produtivo Afonso de Souza, na Chácara dos Fredericos, da Sra. Diliana Frederico, localizado na Vicinal 2, lote 49. A segunda etapa será no período da tarde, das 13h30 às 16h30, no Rancho da Vizinha, da Sra. Elexsandra Cavalcante Barbalho, localizado na BR 401, zona rural do município de Normandia/RR.

O evento é uma parceria entre a Embrapa Roraima, Embrapa Agroindústria Tropical, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (IATER), Secretaria Municipal de agricultura de Normandia, Prefeitura Municipal de Normandia, Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Associação de Mulheres Rurais de Normandia (ASMURN), Cooperativa Agropecuária do Vale do Mau (COOPAVALEM), Agropecuária Garrote e produtores da agricultura familiar.

O Dia de Campo visa divulgar, transferir tecnologias e conhecimentos sobre etapas do sistema de produção para a cultura do cajueiro anão precoce para produtores (as) rurais e indígenas, técnicos, extensionistas e estudantes.

Durante o evento, serão apresentadas palestras sobre manejo de pomar, conservação dos recursos genéticos do cajueiro, prática de podas de cajueiros para produção de mudas enxertadas, práticas para produção de substrato, semeadura e enxertia para produção de mudas de caju. Também haverá visitas a áreas de plantio e demonstração de práticas agronômicas.

A participação no evento é gratuita e aberta a todos os interessados. Para mais informações, entre em contato com a Embrapa Roraima pelo telefone (95) 4009-7146.

O Dia de Campo do Caju é uma iniciativa do projeto idealizado pela Embrapa Roraima por meio do projeto de Transferência de Tecnologia, financiado com recursos de emenda parlamentar (41510008), por indicação da ex-Deputada Federal Joênia Wapichana (REDE-RR). O projeto visa ações de transferência e tecnologia para agricultores familiares do município de Bonfim e Normandia do Estado de Roraima.

 

PROGRAMAÇÃO DO DIA DE CAMPO DO CAJU

 

MANHÃ

LOCAL: Polo produtivo Afonso de Souza - CHACARÁ DOS FREDERICOS - vicinal 2, lote 49 Normandia/RR

09:00 - Abertura

09h30 - Palestra objetivos do dia de campo - Dr. Otoniel Ribeiro Duarte - Embrapa Roraima

10h - Relato dos técnicos do IATER – Joeldson Peixoto Hebert e Expedito Cavalcante da Cruz

10h 30 - Palestra manejo do cajueiro anão em campo -Agronôma Dra. Patrícia Liany de Oliveira Fernandes - Apodi/RN

11h - Prática de poda de cajueiro e coleta de ponteiras para produção de mudas enxertadas

12h - Almoço – RANCHO DA VIZINHA,  propriedade da Sra. Elexsandra Cavalcanti, BR 401, Zona Rural de Normandia, 4 km antes do parque de Exposição.

 

TARDE

LOCAL: RANCHO DA VIZINHA, propriedade da Sra. Elexsandra Cavalcanti, BR 401, Zona Rural de Normandia, 4 km antes do parque de Exposição

13h30 - Palestra conservação dos recursos genéticos do cajueiro - Dra. Ana Cecilia Ribeiro De Castro -  Embrapa Agroindústria Tropical (CE)

14h30 - Prática de Enxertia - Assistente João José Silva Oliveira - Embrapa Agroindústria Tropical (CE)

 

 

 

Assessoria de Comunicação Embrapa Roraima
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-71-14

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cajueventocajuculturadiadecampocajudiadecampoembraparoraimapomardecajucajueiroanao