06/02/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa entrega mudas de cajueiro à Mocidade Independente de Padre Miguel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: João Eugenio Diaz

João Eugenio Diaz -

Dirigentes da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE) acompanhados por representantes dos centros de pesquisa em Agrobiologia, Agroindústria de Alimentos e Solos, situados no Rio de Janeiro, entregaram, no mês passado, mudas de cajueiro de cultivar desenvolvida pela Embrapa à integrantes da Comissão de Carnaval do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, que traz a fruta típica brasileira no enredo “Pede caju que dou… Pé de caju que dá” para o desfile das escolas de samba do Grupo Especial no Carnaval 2024. Também foi plantada uma muda de cajueiro na praça situada no centro da Cidade do Samba Joãozinho Trinta.  

O caju, a fruta brasileira, abre o desfile da segunda noite do Grupo Especial

Segundo os integrantes da Comissão, a intenção é pensar a brasilidade falando na fruta brasileira, o caju, e toda a cultura a ela associada, desde as manifestações culinárias, os sabores e aromas, à suculência da polpa e à crocância da castanha, ao colorido captado pela visão e registrada artisticamente pelo Debret de antanho e pela moderna Tarsila.

A fruta também está associada à pesquisa científica e aos longos processos de melhoramento genético, reconhecido pelos integrantes da Comissão de Carnaval e apontado pelo chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Adolfo Saavedra Pinto. Ele informou que as mudas de cajueiro-anão doadas à Mocidade produzem até 1000kg de castanha por hectare e que as novas cultivares que estão sendo trabalhadas serão ainda mais produtivas e resistentes à doenças.  

É essa multiplicidade que a Mocidade Independente de Padre Miguel vai apresentar na abertura da segunda noite de desfiles do Grupo Especial, na segunda-feira, 12 de fevereiro.

Para saber mais sobre a relação entre ciência, caju e carnaval, confira nossa live no Youtube 

 

João Eugenio Diaz (MTb 19276 RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

cajucajucultura