28/03/24 |

Despedida do 'rei do caju'

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eugênia Ribeiro

Eugênia Ribeiro - Zé Lopes foi pioneiro na pesquisa com caju

Zé Lopes foi pioneiro na pesquisa com caju

Hoje é o dia de dar adeus ao colega José Lopes Ribeiro, pesquisador aposentado e pioneiro nas pesquisas com o Caju no Piauí. José Lopes trabalhou por quarenta e quatro anos na Embrapa Meio-Norte e ao longo da trajetória profissional, Lopes e equipes parceiras desenvolveram pesquisas com as culturas do caju, gergelim, girassol e algodão. Como cientista, Zé Lopes, como era conhecido pelos colegas e amigos, foi o responsável por dar visibilidade à Cajuína como produto genuinamente piauiense, tendo deixado diversas publicações sobre a temática.

Além do profissional reconhecido, Zé Lopes era querido por amigos e colegas de trabalho que reconheciam na sua pessoa a excelência do profissional e a grandiosidade do ser humano. “Meu querido José Lopes! Eu tive a felicidade de ter passado como bolsista sob sua coordenação. Ele me ensinou a fazer parte desta casa. Mas o que eu queria falar dele é que ele era, acima de tudo, um profissional exemplar, que não media esforços para repassar seus conhecimentos com uma simplicidade tamanha. Fui bolsista durante quase quatro anos e aprendi muito com ele, principalmente sobre a cultura do cajueiro. Uma pessoa muito valorosa, prestativa a quem eu tinha e tenho o maior respeito. Que os deuses o recebam com muito carinho”, relatou Pedro Rodrigues, analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio-Norte.

A pesquisadora Ana Lúcia Horta também acompanhou o trabalho de Zé Lopes de perto. “José Lopes representa para a Embrapa um dos nossos medalhões dos nossos trabalhos com caju, era o nosso "rei do caju". O Zé Lopes dedicou uma vida à cajucultura, aos sistemas de produção, ao desenvolvimento de cultivares e ao melhoramento genético. Foi um pesquisador sempre presente junto ao setor produtivo", declarou Ana Horta. 

“Hoje é um dia muito triste. Perdemos nosso grande pesquisador e amigo José Lopes. Ele era muito simples, dedicado ao trabalho e tudo que ele fazia, fazia com disposição e vontade de trabalhar. Foi uma convivência muito boa.Viajamos em um projeto durante seis anos e ele sempre demonstrando muita disposição. É uma perda muito grande para a Embrapa, para nós que somos amigos dele, e hoje estamos muito tristes por esta perda irreparável. Muito obrigada por todos esses anos que dedicou ao trabalho, com empenho, simplicidade e disposição. Todos nós estamos de luto pela perda deste enorme pesquisador”, completou Ana Horta.

Para Anísio Lima, chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, o trabalho de Zé Lopes contribuiu ao longo de 44 anos com o fortalecimento das colunas da Embrapa Meio-Norte e em toda a região Meio-Norte. Segundo Anísio, seus trabalhos marcaram caminhos que promoveram o desenvolvimento e o crescimento do Cerrado piauiense e do Brasil, também em muitas regiões do MATOPIBA”.

Para Kaesel Damasceno, chefe de pesquisa da Unidade, José Lopes Ribeiro dedicou sua carreira à pesquisa agrícola. Seu trabalho incansável foi crucial para identificar novas variedades, técnicas de cultivo e práticas agrícolas que beneficiaram agricultores e comunidades na região Meio-Norte do Brasil. "Portanto, é justo reconhecer e homenagear o legado deixado por José Lopes Ribeiro, um verdadeiro pioneiro na pesquisa agrícola do Brasil. Que sua memória nos inspire e também às futuras gerações de cientistas e agricultores a continuarem a buscar inovações e soluções para os desafios enfrentados pela agricultura", declarou Kaesel.

Lopes era engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal da Paraíba em Areia- PB, e era natural de Piripiri-PI. Lopes era casado com Maria José Lopes há décadas, deixando filhos e netos. Um dos filhos de Lopes, Márcio Roberto,  é embrapiano lotado lotado na supervisão de qualificação de ativos, a DPI, em Brasília- DF.

Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Meio-Norte

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cajucajuculturalopes