09/04/24 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Pecuária de baixo carbono integra agenda de feira de alimentos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação/ABPO

Divulgação/ABPO -

No Brasil, a pecuária sustentável é uma realidade e resultado de anos de pesquisa e esforços de toda a cadeia produtiva. Durante a Anuga Select Brazil, no Anhembi (SP), os visitantes irão entender melhor a afirmação e o quanto de Ciência há nela. A Embrapa e seus parceiros levam para a maior feira do setor de alimentos e bebidas da América Latina suas mais recentes tecnologias na área, como os protocolos de carne carbono neutro (CCN), baixo carbono (CBC) e orgânica e sustentável do Pantanal. 

Entre os dias 9 e 11 de abril será possível provar a suculência, a maciez, a textura e o sabor da carne produzida em terras pantaneiras sul-mato-grossenses, no estande da Embrapa. Produzida por pantaneiros ligados à Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO), a carne orgânica e sustentável do Pantanal é um ativo nobre, saudável, certificado, com responsabilidade social, total respeito ao bem estar dos animais, ao meio ambiente e à cultura do homem pantaneiro.

Também no espaço da Empresa, o conceito carne baixo carbono (CBC) será apresentado pela Embrapa e Marfrig. Desde 2019 as duas empresas são parceiras e buscam aumentar o valor agregado da carne bovina brasileira por meio de marcas conceituais voltadas para a realidade do pecuarista, balizadas pela ciência e por padrões internacionais. 

A marca-conceito CBC não inclui o componente florestal, o que possibilita maior escalabilidade de seu sistema, uma vez que apenas cerca de 2% das áreas de pastagem cultivadas no Brasil estão inseridas em sistemas de integração com componente florestal. Os sistemas CBC produzem animais cujas emissões de metano foram mitigadas pelo próprio processo, pela redução na idade do abate, melhoria da dieta dos animais e por meio do aumento do estoque de carbono no solo, resultante da adoção de boas práticas agropecuárias. 

Desde o ano passado, Marfrig, Embrapa Gado de Corte e Amigos da Terra - Amazônia Brasileira se reúnem com produtores de gado de corte, de diversas regiões do País, com o objetivo apresentar os requisitos mínimos para uso do Protocolo CBC a fim de auxiliá-los a aderir ao processo de certificação, visando sistemas pecuários mais eficientes tanto do ponto de vista produtivo quanto climático.

 

Painel Pecuária

No dia 11, quinta-feira, pesquisadores da Embrapa e ABPO vão debater a sustentabilidade da carne brasileira, a partir das 10h30, no auditório principal. Com a palestra de abertura, “Carne de bem com o Clima: CCN e CBC”, o pesquisador Roberto Giolo (Campo Grande-MS), comenta que o desenvolvimento de marcas de produtos associadas a protocolos de produção para a pecuária de corte, como a Carne Carbono Neutro® e a Carne Baixo Carbono® são uma resposta brasileira à pressão internacional. 

“Essas marcas envolvem um processo de certificação baseado em sistemas de integração em áreas consolidadas, sem desmatamento e uso do fogo, a adoção de boas práticas agropecuárias, rastreabilidade e bem-estar animal, que comprovam uma menor emissão de gases de efeito estufa (GEE) durante o processo produtivo, em alinhamento com as demandas globais de enfrentamento às mudanças climáticas, como a ODS #13, além de agendas como a 4 pour 1000 e a ESG”, define Giolo, líder da Plataforma de Pecuária de Baixo Carbono e um dos desenvolvedores dos protocolos. 

Além do cenário externo, o mercado consumidor interno também influencia os estudos. Resultados recentes revelam que os consumidores de carne bovina têm uma relação quando se fala em CBC. “Eles associam essa tecnologia à qualidade, sustentabilidade, meio ambiente, características sensoriais e nutricionais, bem como ao consumo e preparo da carne bovina”, afirma a engenheira de alimentos Rosires Deliza, pesquisadora da Embrapa (Rio de Janeiro-RJ).

Durante sua palestra “O consumidor se preocupa com a sustentabilidade? Efeito da informação na intenção de compra da CBC”, a pesquisadora apresentará como a percepção dos consumidores foi influenciada pelas características sociodemográficas, preocupação com o meio ambiente e frequência de consumo de carne; e como preço baixo, sustentabilidade e bem-estar animal afetam a intenção de compra. 

A ressalva do consumidor chega a biomas como o Pantanal e com os pés no Pantanal sul-mato-grossense, Silvio Balduino, gerente-executivo da ABPO, lembra que a relação da pecuária com o meio ambiente pantaneiro tem uma história de 300 anos. De forma extensiva, a pecuária é a principal atividade econômica da região e com baixo nível de intervenção nos recursos naturais.

Em “Sustentabilidade e Carne Orgânica Certificada”, Balduino levará ao painel a relação do Programa de Carne Orgânica Sustentável do Pantanal com o ciclo do carbono e as oportunidades para a atividade nesse cenário. Métricas de carbono, pastagens e caracterização da carne, Indicação Geográfica e produção sustentável de bezerros são algumas possibilidades que Balduino levantará. 

 

Sobre a Anuga Select Brazil

É organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a FGV Europe e a FGV Agro, dedicada a atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. O evento acontece de 9 a 11 de abril de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo

 

Serviço: Anuga Select Brazil 2024

Localização do estande da Embrapa: RUA F - ESTANDE: #F.235, nº 12 (entre os setores Organics e Sweet&Snacks).
Horário de funcionamento: 10h às 19h
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP.
Saiba mais sobre a Anuga Select Brazil 2024 

Assessorias ABPO e Embrapa (.)
Embrapa

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/