08/05/24 |   Technology Transfer

Curso em Silves aborda colheita e pós-colheita de cafés robustas amazônicos

Enter multiple e-mails separated by comma.

 - Pesquisador Marcelo Curitiba ministrou o curso

Pesquisador Marcelo Curitiba ministrou o curso

Agricultores e técnicos de Assistência Técnica Rural (Ater) que trabalham com o cultivo de café no Amazonas participam de curso sobre colheita e pós-colheita de cafés robustas amazônicos, nos dias 7 e 8 de maio de 2024, no município de Silves, AM. O curso é uma realização em parceria entre Embrapa, Associação Solidariedade Amazonas (ASA) e Eneva.

As atividades acontecem na sede da ASA, na Rodovia AM-363, Km 77, em Silves. Quem ministra o curso é o pesquisador da Embrapa Café, Marcelo Curitiba Espíndula e o extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Tassio da Silva de Souza, e participa da atividade o técnico de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental, José Guedes. O objetivo é capacitar os participantes sobre as boas práticas de colheita e pós-colheita para produção de cafés especiais robustas Amazônicos, apresentando como a adoção dessas boas práticas é extremamente importante para garantir a qualidade e agregação de valor aos cafés.

O café é uma cultura com ligação estreita com a agricultura familiar, é utilizado como opção de geração de renda às famílias de pequenos agricultores do Amazonas. Os trabalhos de pesquisa e transferência de tecnologia para cafeicultura em Silves, por meio da parceria da Embrapa com a Associação Solidariedade Amazonas (ASA) foram iniciados há 10 anos e vem proporcionando avanços.  “Nós começamos o trabalho na associação no ano de 2014 e passados 10 anos os agricultores da Associação aprenderam a cultivar o café desde o plantio até a colheita. E agora nós estamos numa nova fase do trabalho. Hoje a associação ASA é um centro de referência em tecnologias de café no estado do Amazonas, é aqui que as pessoas vem visitar, vem conhecer e obter informação, com essa referência em qualidade e sustentabilidade no estado do Amazonas”, comenta o pesquisador Marcelo Curitiba, que vem participando deste trabalho.

Ele explica que o  treinamento é direcionado aos produtores associados da ASA  para que adotem boas práticas de colheita e pós-colheita no beneficiamento para a produção de café de qualidade , se preparando para participar de concursos de níveis nacionais e internacionais, para levar o nome do café do Amazonas para o Brasil e para o mundo.

 

Siglia Souza ((MTb 66 AM))
Embrapa Amazônia Ocidental

Press inquiries

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Find more news on:

cursocafesilves