17/08/09

Entidades formatam protocolo para Parque Tecnológico de Sobral

Representantes da Embrapa, Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Prefeitura de Sobral formataram nesta quinta-feira (13) o protocolo de intenções para implementação do Parque Tecnológico de Sobral. A reunião aconteceu no Centro de Convenções do município.

A versão do protocolo será encaminhada para os gestores de cada uma das entidades envolvidas e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, para elaboração de documento definitivo, a ser assinado posteriormente, que formalize a cooperação para implementar o parque.

O objetivo do empreendimento é consolidar a difusão tecnológica e impulsionar o desenvolvimento econômico da região Norte do Estado. Incubação de empresas e a disponibilidade de conhecimentos para o setor produtivo serão algumas das diretrizes.

O pesquisador Selmo Fernandes, supervisor de Comunicação e Negócios da Embrapa Caprinos e Ovinos, afirmou que uma cooperação dessa natureza entre as instituições de ciência e tecnologia sediadas em Sobral é "inédita". Ele manifestou expectativa de novas pesquisas e projetos com foco nas demandas da região. "Áreas como equipamentos de construção civil e a produção de fármacos a partir da vegetação de caatinga podem ganhar novo impulso. A incubação de empresas pode contemplar necessidades da região, como a implantação de novos laboratórios de saúde animal e humana", exemplificou.

Para o diretor geral do IFCE de Sobral, professor Reuber Saraiva, a proposta do parque representa uma possibilidade de maior articulação entre instituições de pesquisa e ensino para consolidar a região Norte como um pólo indutor do desenvolvimento no Ceará. "Cada um desses atores possui competências em pesquisa que, se bem articuladas, podem conduzir a região a um patamar de excelência em termos de inovação tecnológica", ressaltou ele.

Plano básico

O protocolo prevê a criação de um plano básico para o parque, onde sejam identificadas as vocações econômicas a serem priorizadas e estabeleça as metas e um plano de aplicação de recursos. Na reunião desta quinta, os participantes também definiram a formação de grupos de trabalho para identificar ações de pesquisa que possam contribuir para as atividades do parque (tarefa a ser liderada pela Embrapa), para visitar outros parques tecnológicos e para a promoção de ciclo de palestras sobre o parque em eventos de ciência e tecnologia de Sobral.

Adilson Nóbrega MTb/CE 01269JPEmbrapa Caprinos e OvinosContatos:(88) 3112.7528adilson@cnpc.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/