Foto de Sebastião Pedro da Silva Neto

Chefe-Geral

Sebastião Pedro da Silva Neto

Graduado em Agronomia (1988) e MS em Genética e Melhoramento de Plantas (1992), pela Universidade Federal de Viçosa. PhD em Biotecnologia Agrícola (2001) pela Tokyo University of Agriculture, Tokyo, Japão. MBA em Gestão Empresarial (2003) pela FGV - Fundação Getúlio Vargas. Em sua atuação profissional, foi pesquisador e gestor no Departamento de Biotecnologia da CAMPO (1991-2002), No período de 2002 a 2008 exerceu o cargo de Diretor Geral da empresa Campo Biotecnologia Vegetal Ltda. Em 8/12/2008 foi admitido na Embrapa como Pesquisador A, onde tem atuado em Melhoramento Genético de Soja, Sistemas de Produção Sustentáveis, Bioeconomia, Transferência de Tecnologia e Inovação. Coordenador da Pesquisa em Melhoramento Genético de Soja da Embrapa para o bioma Cerrados (2010-presente). Gestor dos contratos de parceria-público-privada entre a Embrapa e a Fundação Cerrados e entre a Embrapa e Fundação Bahia (2010 a 2014).Participou do desenvolvimento de 138 cultivares de soja registradas no Registro Nacional de Cultivares, das quais, 46 Certificados de Registro como melhorista líder. Participou da proteção de 86 cultivares de soja no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares, sendo 37 Certificados de Proteção como melhorista líder. Em 2014, liderou o lançamento da cultivar de soja BRS 7380RR, trazendo o mais amplo grau de resistência genética a nematoides do mercado, constituindo-se em eficaz ferramenta de manejo de nematoides, viabilizando a produção em áreas contaminadas. Em 2017, a BRS 7380RR foi a cultivar de soja da Embrapa maior área plantada. Ocupou ainda os seguintes cargos gerenciais e administrativos: Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados (Mar./2015 a Fev./2019) e Chefe da Secretaria de Inovação e Negócios SIN da Embrapa (Fev. a Out./2019). Membro do Comitê de Avaliação das Agendas de Destaque em PD&I da Embrapa (2018 e 2019) e Membro do Conselho de Administração da Fundação Casa do Cerrado. Durante sua vida profissional adquiriu experiência técnica, científica e administrativa.

Currículo Lattes Agenda Pública


Foto de Lineu Neiva Rodrigues

Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento

Lineu Neiva Rodrigues

Lineu Neiva Rodrigues é doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e pós-doutor pela Universidade de Nebraska-EUA, Lincoln, em engenharia de irrigação e manejo de água. Foi consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA) e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia-EUA, Davis, no departamento de estudos de terra, ar e recursos hídricos, onde desenvolveu trabalho em modelagem da hidrologia de área irrigadas. Foi membro titular da Câmara Técnica de Análise de Projetos, presidente da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia e Conselheiro titular do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Foi membro do Comitê gestor do Portfólio de Projetos em Mudanças Climáticas de Agricultura Irrigada da Embrapa e representante do Brasil na Plataforma de Recursos Hídricos e Tecnologia de Irrigação do Programa de Cooperação para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (PROCISUR). Atualmente é pesquisador na área de recursos hídricos e irrigação e supervisor do Núcleo de Articulação Internacional da Embrapa Cerrados. É professor da pós graduação do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa e da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP/Botucatu. É diretor de políticas públicas da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola. Atua como consultor científico de diversos órgãos de fomento à pesquisa e revistas científicas. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq intitulado Rede Agrohidro.

Currículo Lattes


Foto de Fábio Gelape Faleiro

Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia

Fábio Gelape Faleiro

Técnico em Agropecuária (1990) pela Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal, Engenheiro Agrônomo (1995) pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Genética e Melhoramento (1997) e Doutor em Genética e Melhoramento (2000) pela Universidade Federal de Viçosa e Pós-Doutor em Genética e Biotecnologia (2011) pela University of Florida. Seus trabalhos na pós-graduação subsidiaram o desenvolvimento das primeiras linhagens de feijoeiro com resistência múltipla a doenças com o auxílio de ferramentas biotecnológicas. Trabalhou no Centro de Pesquisas do Cacau (2000-2002) utilizando marcadores moleculares como ferramenta auxiliar no programa de melhoramento do cacaueiro visando resistência à vassoura-de-bruxa. Atualmente é pesquisador da Embrapa Cerrados e atua como professor credenciado no curso de pós-graduação em agronomia da Universidade de Brasília e colaborador na Universidade Católica de Brasília, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal de Goiás. Atua nas áreas de genética e melhoramento com ênfase em ferramentas da genética molecular e quantitativa para auxiliar programas de melhoramento e programas de caracterização e uso de recursos genéticos principalmente de maracujá, pitaya, manga, citrus, mandioca, seringueira, forrageiras e espécies frutíferas nativas do Cerrado.

Currículo Lattes


Foto de Nilton Luiz da Silva

Chefe-Adjunto de Administração

Nilton Luiz da Silva

Graduado em Administração de Empresas (2007) pelas Faculdades Integradas Iesgo. Possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Foi supervisor do Setor de Orçamento e Finanças (SOF) da Embrapa Cerrados.