As tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Cerrados ao longo da sua história têm recebido vários prêmios e homenagens. As soluções tecnológicas geradas pelas ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação são importantes para o desenvolvimento sustentável do Bioma Cerrado. A produção agropecuária no Cerrado é referência de produtividade e sustentabilidade. As tecnologias premiadas em diferentes eventos técnicos e científicos, com reconhecimento da academia, do setor produtivo e de outros setores da sociedade foram desenvolvidas em diferentes áreas temáticas, entre as quais: 1. Recursos naturais do Bioma Cerrado; 2. Sensoriamento remoto e zoneamento agrícola; 3. Irrigação e Hidrologia; 4. Conservação, caracterização e manejo do solo e da água; 5. Correção e manutenção da fertilidade do solo; 6. Fruticultura no Cerrado; 7. Cultivares e sistemas de produção de soja, milho, trigo, mandioca, florestas, agroenergia e outras culturas alternativas; 8. Fixação biológica do nitrogênio; 9. Integração lavoura-pecuária-floresta; 10. Manejo integrado de pragas e doenças; 11. Melhoramento genético e manejo de plantas forrageiras; 12. Melhoramento genético, nutrição e sanidade animal; 13. Mecanização agrícola e 14. Ações de transferência de tecnologia com foco na agricultura familiar e desenvolvimento regional. Para conhecer um pouco mais sobre estas tecnologias clique aqui.

Entre as centenas de prêmios e homenagens, destaque especial para o Prêmio Mundial de Alimentação conquistado por Edson Lobato, pesquisador da Embrapa Cerrados, em 2006.O Prêmio Mundial de Alimentação (World Food Prize) é um prêmio internacional em reconhecimento às conquistas de pessoas que contribuíram para o avanço do desenvolvimento humano no aprimoramento da qualidade, da quantidade e da disponibilidade de alimentos no mundo. 

Desde quando foi criado, em 1986, até os dias de hoje, apenas três brasileiros receberam o prêmio. Entre eles, o agrônomo Edson Lobato, pesquisador da Embrapa Cerrados, que recebeu o prêmio junto com Alysson Paolinelli, também do Brasil, e Colin McClung, dos Estados Unidos, pelo trabalho de desenvolvimento da agricultura na região do Cerrado, em 2006.

A pesquisa de Edson Lobato e equipe contribuiu para transformar o solo da região do Cerrado, antes infértil, em 40 milhões de hectares de terras agrícolas altamente produtivas. Seus experimentos contribuíram para a melhora da qualidade do solo e da neutralização do estresse hídrico, possibilitando aos agricultores rendimentos muito maiores na produção de alimentos e fibras. 

De 1975 a 2004, Lobato teve importante papel na pesquisa e na avaliação da fertilidade do solo na Embrapa Cerrados, chegando a ocupar o cargo de chefe técnico. Segundo o ex-presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, o trabalho do pesquisador para melhorar a qualidade do solo e combater o estresse hídrico ‘’possibilitou a incorporação do Cerrado brasileiro, a última fronteira agrícola do mundo, à produção de alimentos e fibras’’. 

Antes do trabalho de Lobato, o Cerrado mantinha pastagens improdutivas, e o Brasil precisava importar a maior parte dos alimentos que consumia. Porém, nas décadas seguintes ao desenvolvimento do plano de produção agrícola para a região, o País se tornou um importante exportador de alimentos, aumentando expressivamente a produção anual de soja e produzindo safras de mais de US$ 40 bilhões anuais. 

Atualmente, o Cerrado é o bioma mais produtivo do Brasil e o segundo do mundo. A Embrapa Cerrados rende homenagens ao pesquisador Edson Lobato, cujo trabalho de pesquisa agrega grande valor à instituição e ao País.

O desenvolvimento de tecnologias impactantes como a citada acima envolve o trabalho de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e também o apoio das equipes de suporte formada por analistas, técnicos e assistentes, além do trabalho das equipes administrativas. Para reconhecer o trabalho de todas estas equipes, a Embrapa Cerrados institucionalizou o Troféu das Engrenagens. Clique aqui para conhecer o processo de construção do Trofeú. 

O Troféu das Engrenagens já foi entregue a pesquisadores e equipes responsáveis por tecnologias desenvolvidas na Embrapa Cerrados, as quais foram reconhecidas e premiadas por diferentes setores da sociedade. Abaixo, a lista das tecnologias, pesquisadores e equipes já homenageadas com o Troféu das Engrenagens:

1. Correção da acidez e fertilidade do solo – Djalma Martinhão Gomes Sousa e equipe

2. Integração Lavoura, Pecuária e Floresta – Lourival Vilela e equipe

3. Cultivares e Sistemas de Produção do Trigo Tropical – Júlio César Albrecht e equipe

4. Caracterização e uso de recursos naturais - José Felipe Ribeiro e equipe

5. Cultivares e Sistemas de Produção de Mandioca – Josefino  de Freitas Fialho e equipe

6. Cultivares e Sistemas de Produção de Seringueira – Ailton Vitor Pereira e equipe

7. Melhoramento Genético Animal – Cláudio de Ulhôa Magnabosco e equipe

8. Zoneamento Agrícola de Risco Climático – Fernando Antônio Macena Silva e equipe

9. Fixação Biológica de Nitrogênio – José Roberto Rodrigues Peres e equipe

10. Fruticultura no Cerrado – Nilton Tadeu Vilela Junqueira e equipe

11. Remineralizadores de Solo – Éder de Souza Martins e equipe

12. Bioanálise do Solo Ieda de Carvalho Mendes e equipe