Dirigentes

Foto de Marco Aurélio Delmondes Bomfim

Chefe-Geral

Marco Aurélio Delmondes Bomfim

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (1995), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2000), Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e Pós-Doutorado pelo International Center for Agricultural Research in the Dry Areas ? ICARDA em Aleppo, na República da Síria (2008) e pela Texas A&M University, College Station-Texas-USA (2012). Desde 2002 é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Caprinos e Ovinos, na área de nutrição de pequenos ruminantes, onde também foi Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento de 2009 a 2011 e Chefe-Geral (2015-2021), acumulando experiência em gestão de instituições de ciência e tecnologia. Foi bolsista de produtividade em pesquisa da FUNCAP e do CNPQ, conselheiro do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA e do Comitê Gestor da Programação - CGP da Embrapa. Atualmente é conselheiro técnico da Câmara Setorial Federal de Caprinos e Ovinos do MAPA (2021-). É professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Têm concentrado seus estudos em nutrição de caprinos e ovinos, com trabalhos mais recentes na aplicação da espectroscopia na região do infravermelho próximo (NIRS) na nutrição animal, com destaque para o desenvolvimento do Serviço de Assessoramento Nutricional de Pequenos Ruminantes - AssessoNutri e para o DataNIRS, base de dados de espectroscopia NIR atualmente licenciada pela Embrapa para a empresa Spectral Soluction. Também tem experiência na articulação e condução de projetos complexos, em rede, com foco em inovação tecnológica, social e organizacional em ecossistemas de inovação no Nordeste brasileiro.

Currículo Lattes Agenda Pública


Foto de Joaquim Bezerra Costa

Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento

Joaquim Bezerra Costa

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005), mestrado e doutorado em Produção Animal (Aréa de concentração: nutrição de ruminantes e forragicultura, respectivamente) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Pesquisador da Embrapa Cocais. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Sistemas Integrados de Produção e Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: integração Lavoura-Pecuária-Floresta, pecuária sustentável, nutrição de ruminantes, pastagens, produção de ruminantes e uso de alimentos alternativos em dietas para ruminantes. Em 2021, passou a integrar a equipe da Embrapa Cocais, na Chefia Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento.

Currículo Lattes


Foto de Guilhermina Maria Vieira Cayres Nunes

Chefe-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Guilhermina Maria Vieira Cayres Nunes

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará-FCAP, atual Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (1989), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (1999) e Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental (2009) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos-NAEA da Universidade Federal do Pará-UFPA. Foi consultora de projetos de desenvolvimento na Amazônia. Foi membro do comitê acadêmico no programa Amazon Resource Management and Human Ecology, vinculado à School for International Training - SIT Study Abroad. Foi professora da disciplina Agronegócio Cooperativo e Associativismo Rural. Foi Diretora de Integração Territorial, Assessora e Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Integração Territorial do Pará (SEIR). Em 2011 ingressou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), na unidade Embrapa Cocais, em São Luís (MA), como pesquisadora da área de Agricultura Familiar, subárea de Desenvolvimento Rural Sustentável. De 2011 até 2014 assumiu a função de Secretária Executiva do Comitê Técnico Interno (CTI). Ainda em 2014 foi Chefe Interina de Pesquisa e Desenvolvimento e, no mesmo ano, assumiu a função de Chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia da Unidade, permanecendo nesta última até fevereiro de 2016. De 2003 a 2011 foi sócia da empresa de assessoria e consultoria a comunidades rurais - ARCA Eireli. É membro da Rede Maranhense de Inovação e Tecnologia - REMIT e consultora Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Tem experiência interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, planejamento e desenvolvimento regional, sistemas sociais, participação, intervenção, inovação social, articulação e gestão institucional, certificação e interações sociais no manejo florestal. Em 2021, passou a integrar a equipe da Embrapa Cocais, na Chefia Adjunta de Transferência de Tecnologia.

Currículo Lattes


Foto de Allyson Veras Brito Evangelista

Chefe-Adjunto de Administração

Allyson Veras Brito Evangelista

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2005), é MBA em Marketing pelo Centro Universitário ICESP, Brasília-DF (2012). Foi analista de marketing no Jornal de Brasília, trabalhou no desenvolvimento de campanhas institucionais e publicitárias, na elaboração de pesquisas de mídia/mercado anunciante e no desenvolvimento e execução de projetos especiais. Ingressou no serviço público federal em 2008. Participou da equipe gestora do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa), como supervisor administrativo. Atua como suporte operacional a projetos de P&DI na área de compras e contratações públicas. Foi supervisor do Setor de Gestão de Patrimônio e Suprimentos (SPS) do Centro Nacional de Pesquisa Agroindústria Tropical da Embrapa, com sede em Fortaleza, Ceará. Em 2023, passou a integrar a equipe da Embrapa Cocais, na Chefia Adjunta de Administração.

Currículo Lattes