O programa Embrapa & Escola é um projeto corporativo que visa popularizar a ciência e despertar vocações entre o público infanto-juvenil a partir de visitas aos campos experimentais da empresa. 

Objetivos do programa

  • Restabelecer e fortalecer os laços que unem os ambientes urbano e rural.
  • Mostrar os trabalhos de pesquisa relacionados à produção de hortaliças.
  • Estimular hábitos saudáveis de alimentação.
  • Desenvolver ações para preservação do meio ambiente e dos ecossistemas.

Programação

A programação inclui uma palestra sobre o papel da pesquisa agrícola para a ampliação do cultivo e do consumo de hortaliças, com foco na importância que as hortaliças têm para uma alimentação equilibrada e nutritiva, e uma visita à vitrine de tecnologias dos campos experimentais para que os estudantes conheçam diferentes espécies de hortaliças e as técnicas para plantio.

Regras de visitação

A visita tem duração estimada em 2 (duas) horas, sendo possível receber uma turma de, no máximo, 60 estudantes por vez, que devem estar acompanhados por professores e demais responsáveis.

A visitação ocorre sempre às quintas-feiras. No primeiro semestre, o período de visitação vai de abril a junho e, no segundo semestre, de julho a outubro. Há dois turnos de visitação: no período matutino, as visitas acontecem de 9h às 11h e, no período vespertino, de 14h às 16h.

A palestra e visita aos campos são gratuitas. Não há oferta de lanche nem transporte para as escolas.

Público-alvo

A faixa etária dos estudantes atendidos pelo programa é de 8 a 14 anos de idade, que corresponde aos alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do Distrito Federal e entorno.

Agendamento de visitas

As visitas podem ser pré-agendadas mediante preenchimento de formulário eletrônico (ao lado), ou diretamente com o Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Hortaliças - hortalicas.nco@embrapa.br ou (61) 3385.9110.

Documentos necessários

Para confirmação da data para visita, será necessário encaminhar um ofício, datado e assinado, com o timbre da instituição de ensino, com as seguintes informações:

  • Nome e endereço da escola.
  • Nome, telefone e e-mail do diretor.
  • Nome, telefone e e-mail do responsável pelos alunos durante a visita.
  • Quantidade prevista de alunos e ano do Ensino Fundamental.
  • Sugestão de data para visita.

O documento deve ser enviado para hortalicas.nco@embrapa.br. A confirmação da data do agendamento será feita em até 2 (dois) dias úteis pela equipe da Embrapa Hortaliças.

Importante: a confirmação da visita da escola está condicionada à entrega do ofício datado e assinado, enviado escaneado por e-mail. O documento original deve ser entregue na data da visita.

Contato para agendamento

Núcleo de Comunicação Organizacional

E-mail: hortalicas.nco@embrapa.br

Telefone: (61) 3385.9110