Foto de José Manoel Marconcini

Chefe Geral

José Manoel Marconcini

Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) com ênfase em Materiais Poliméricos. Realizou trabalho na área de Biomateriais, na avaliação da qualidade de cimentos acrílicos ósseos, em equipe multidisciplinar no IOT-HC-FMUSP e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre 1994 e 1996. Mestrado em Química, área de concentração Físico-Química, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) no tema de Imobilização de enzimas em derivados de celulose. Doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2005), na área de Blendas de Poliolefinas e PET reciclados. Foi bolsista de desenvolvimento tecnológico Industrial (DTI) do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento- LACTEC, em Curitiba - PR, trabalhando no tema de Desenvolvimento de metodologias de análise de polímeros por infravermelho com reflectância total atenuada (FTIR-ATR) e ressonância magnética nuclear (RMN) (2006). Pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária - CNPDIA, atuando na área de Nanotecnologia, com Materiais Compósitos e Novos Materiais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: blendas poliméricas, reciclagem, poliolefinas recicladas, PET reciclado, celulose, enzimas imobilizadas e nanocompósitos de matriz polimérica. De 02 de julho de 2018 a 02 de janeiro de 2022 ocupou o cargo de Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento.

Currículo Lattes


Foto de Daniel Souza Corrêa

Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento

Daniel Souza Corrêa

Possui graduação em Engenharia de Materiais (2004) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (2009) pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado no Instituto de Física de São Carlos - USP (2010). Fez estágio de pesquisa (visiting scholar) durante o doutorado na Harvard University (USA) e durante a graduação na Friedrich-Schiller-University Jena (Alemanha). É Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desde 2010, atuando na unidade Embrapa Instrumentação, aonde foi secretário-executivo do Comitê Técnico Interno (CTI) de 2018 até o início de 2022. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2012, atualmente no nível 1D, e também professor orientador na UFSCar desde 2012, sendo credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e de Biotecnologia (PPGBiotec). É autor/co-autor de mais de 120 artigos científicos internacionais (Índice H=25 na Web of Science, H=25 na Scopus e H=30 na Google Scholar), 14 capítulos de livro, submeteu 5 pedidos de patentes, e tem algumas centenas de trabalhos apresentados em congressos no Brasil e exterior. Já orientou/co-orientou mais de 30 alunos de graduação (IC ou monografia de conclusão de curso), 10 alunos de mestrado, 10 alunos de doutorado e supervisionou/co-supervisionou 11 pós-doutorandos.

Currículo Lattes


Foto de Débora Marcondes Bastos Pereira Milori

Chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia

Débora Marcondes Bastos Pereira Milori

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos - USP, pós-doutorado na Embrapa Instrumentação, onde atualmente é pesquisadora sênior. Sua área de pesquisa na Embrapa é ótica e fotônica aplicada à agricultura e ao meio ambiente. Trabalha com o desenvolvimento de métodos, sensores e equipamentos para a análise de solos, plantas e fertilizantes. Nesta linha destacam-se o desenvolvimento de métodos utilizando a espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser para quantificação de carbono, nutrientes e contaminantes no solo, e o desenvolvimento de sistemas portáteis para o diagnóstico de doenças em plantas.

Currículo Lattes


Foto de Odemilson Fernando Sentanin

Chefe Adjunto de Administração

Odemilson Fernando Sentanin

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), na área de Economia, Organização e Gestão do Conhecimento, Mestre em Engenharia de Produção também pela Universidade de São Paulo (USP), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), e graduado em Administração de Empresas. Atua na Embrapa Instrumentação desde 1994 como Analista, onde já exerceu atividades nas áreas de patrimônio e serviços, gestão de pessoas e assessoria administrativa. Em 22 de março de 2011 assume a Chefia Adjunta de Administração.

Currículo Lattes