•  

    Infraestrutura

    A Embrapa Instrumentação conta com uma estrutura que abrange duas bases físicas: uma, no centro de São Carlos, onde estão localizados o prédio sede (3 mil metros quadrados) e o Laboratório de Nanotecnologia para o Agronegócio – LNNA (2,3 mil metros quadrados) e outra na Fazenda Canchim, onde está instalado o Campo Experimental em Automação Agropecuária (50 mil metros quadrados), no qual foi construído o Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão – Lanapre (1,6 mil metros quadrados de área construída e 3 mil metros quadrados de pátio), em espaço cedido pela Embrapa Pecuária Sudeste.

  •  

    Laboratorios

    A Embrapa Instrumentação possui uma infraestrutura com 20 laboratórios para a realização de projetos em diferentes áreas do conhecimento.

Laboratórios Multiusuários

Conjunto de equipamentos, instrumentos, materiais e demais instalações, de propriedade da Embrapa, a ser compartilhado entre as Unidades da Embrapa e/ou instituições interessadas ou parceiras.

  • Agro-Fotônica

    Localizado na Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP), o Laboratório Nacional de Agro-Fotônica (LANAF) foi criado em 2021 para fortalecer a área de fotônica aplicada à agricultura, ao meio ambiente e à agroindústria. É um dos 11 laboratórios integrantes do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Sisfóton-MCTI).
  • Agricultura de Precisão

    Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre), com 1,6 mil metros quadrados de área construída e 3 mil metros quadrados de pátio, instalado no Campo Experimental em Automação Agropecuária - Desenvolvimento de implementos, sensores e atuadores com eletrônica embarcada no padrão internacional ISOBus. Instalação de câmeras em Drones (VANTs) para coleta de imagens aéreas em diferentes bandas do espectro luminoso. Processamento de imagens aéreas para diagnósticos das plantações. Treinamentos em Agricultura de Precisão.
  • Nanotecnologia

    Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA) - síntese, caracterização e processamento de materiais na escala nanométrica, desenvolvimento de sensores e biossensores; síntese de materiais nanoestruturados (button-up) e extração de nanoestruturas de fontes naturais, principalmente, biomassa (top-down); laboratório multiusuário que faz parte da Rede SisNANO.

Laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento Tecnológico

Unidades centrais da produção do conhecimento e da inovação, onde são realizadas as atividades finalísticas essenciais para o alcance da missão da Embrapa e construídas as bases de sustentação das atividades produtivas.

  •  

    Agroenergia

    Desenvolvimento de processos fermentativos para produção do etanol de 2ª geração. Desenvolvimento de fermentadores para produção de enzimas para etanol de segunda geração.

  •  

    Amostras Biológicas

    Manipulação segura de materiais biológicos. Caracterização da superfície de alimentos com e sem aplicação de revestimentos comestíveis. Extração e caracterização de proteínas de cereais. Desenvolvimento e aplicação de revestimentos comestíveis.

  •  

    Caracterização Físico-Química e Morfológica

    Compreende as técnicas de Microscopia Eletrônica de Varredura, Microscopia de Força Atômica, Ressonância Paramagnética Eletrônica, Cromatografia a Gás, Cromatografia Líquida, Espectrometria de Massas, Análise Elementar, Esperctrometria de Absorção Atômica, Espectroscopias de Infravermelho (FTIR e NIR) e Absorção no UV/Visível. Análises para caracterização de materiais como solos, matéria orgânica do solo, micronutrientes do solo, argilas, polímeros, nanopartículas, nanofibras, nanocompósitos, pesticidas, biogás, biomassa, fibras naturais, entre outros.

  •  

    Fototérmica e Fotoacústica

    Desenvolvimento de metodologias e equipamentos para avaliação da qualidade de alimentos, solos e combustíveis de origem agrícola, e outros materiais de interesse agropecuário.

  •  

    Imagem e Modelamento

    Desenvolvimento de softwares para processamento de imagens para fornecer diagnósticos de interesse agropecuário. Desenvolvimento e adaptação de modelos matemáticos às condições da agricultura tropical.

  •  

    Instrumentação

    Aplicação da imagem para avaliação de parâmetros de classificação em frutas, hortaliças e grãos. Uso de eletrônica aplicada ao monitoramento para qualidade no manuseio e transporte de hortifrútis.

  •  

    Óptica e Fotônica

    Desenvolvimento e aplicação das técnicas LIFS (espectroscopia de fluorescência induzida por laser), LIBS (espectroscopia de plasma induzido por laser), fluorescência de UV e outras técnicas fotônicas em caracterizações físico-químicas de solos (C, nutrientes, matéria orgânica, substâncias húmicas) e diagnósticos de doenças em plantas.

  •  

    Pulverização Agrícola

    Adaptação e desenvolvimento de novas máquinas, equipamentos, controladores, atuadores, sensores e técnicas para melhoria da pulverização aérea.

  •  

    Química Ambiental

    Desenvolvimento, teste de sensores e instrumentação para irrigação e análise de qualidade de água, possui sensores de água no solo, penetrômetro de bancada, TDR, mesa de tensão, bomba de vácuo, tensiômetros, sensores de umidade e coletor de dados.

  •  

    Ressonância Magnética Nuclear

    Dois espectrômetros de RMN (um de 400 MHz e outro de 600 MHz) são utilizados para o desenvolvimento de metodologias baseadas em RMN para análise de óleo de sementes e da qualidade de diversos produtos como óleos, azeites, embutidos, maioneses e carnes (biomassa em geral), são desenvolvidos estudos para avaliação do grau de humificação da matéria orgânica no solo. Trabalha também com RMN de baixo campo.

  •  

    Técnicas Nucleares

    Utilização de raios X e gama para desenvolvimento de metodologias para análises físicas do solo desenvolvendo e/ou utilizando equipamentos como tomógrafos e analisadores de tamanhos de partículas do solo, também possui um difratômetro de raios X para caracterização da cristalinidade de materiais.

  •  

    Tecnologia de Borracha

    Ênfase em látex e borracha natural. Avaliação e monitoramento das propriedades tecnológicas e da qualidade do látex e da borracha natural de diferentes clones de seringueira em estudo para recomendação ao plantio. Prospecção e desenvolvimento de novos materiais com propriedades superiores e específicas para aplicações com alto valor agregado como compósitos, nanocompósitos, sensores e nanomateriais, a partir de borracha. Técnicas de propriedades: índice de retenção de plasticidade (PRI), plasticidade Wallace, comportamento reológico, viscosidade Mooney, porcentagem de cinzas, extrato acetônico, teor de borracha no coágulo, sólidos totais e conteúdo de borracha seca no látex (DRC).

  •  

    Tecnologia de Pós-colheita

    Análises não destrutivas de qualidade, armazenamento, injúrias físicas, trocas gasosas, coberturas comestíveis, embalagens, colheita, beneficiamento e classificação de frutas e hortaliças. Metodologias de análises: sólidos solúveis, acidez titulável, vitaminas, açúcares, coloração, textura, evolução de CO2 e etileno, além de turgescência celular.

Laboratórios de Apoio

Espaços dotados de pessoal e equipamentos para dar suporte aos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

  •  

    Eletrônica e Desenvolvimento

    Infraestrutura de equipamentos e técnicos especializados para simulação, desenvolvimento e construção de circuitos eletrônicos que compõem os protótipos em desenvolvimento.

  •  

    Mecânica

    Infraestrutura de ferramentaria e técnicos especializados para a construção de peças que compõem os protótipos em desenvolvimento.

  •  

    Preparação de amostras

    Estufas, muflas, balanças, medidores de PH, liofilizadores, centrífugas, vidrarias e reagentes, laboratório de química para preparação de amostras destinadas às diferentes análises instrumentais disponíveis nos laboratórios da Embrapa Instrumentação e das instituições parceiras.

  •  

    Preparação de amostras de solos e resíduos orgânicos

    Realiza análises físicas tais como granulometria ou textural, além de outros parâmetros físicos dos solos, bem como análises químicas entre as quais matéria orgânica, fertilidade (carbono), compostagem, lodo de esgoto e outros resíduos; conta com equipamentos de apoio para preparação e armazenamento de amostras como agitadores, balanças, estufas e peneiras

  •  

    Tratamento de Resíduos de Laboratório

    Equipado com evaporador rotativo, chapas de aquecimento, medidor de pH, banho termoestabilizado, capela de exaustão com lavador de gases e um fotorreator, além de um local para armazenamento temporário de resíduos. Com esta estrutura é possível realizar procedimentos simples como neutralização ácido/base, recuperação de solventes, tratamento de metais pesados até reações de fotodegradação para tratar antibióticos, ácido 3,5-dinitrosalicílico e pesticidas, bem como o desenvolvimento e validação de novos métodos de tratamento. Está inserido no contexto de atenção às normais ambientais e de sustentabilidade da Embrapa.