Acesse aqui a programação Acesse aqui a programação

Acesse os links e assista às apresentações:

Dia 8 manhã - Abertura e palestras
https://www.youtube.com/watch?v=Hmn8Fv8V23o

Dia 8 tarde - Apresentações de trabalhos
 https://www.youtube.com/watch?v=SdMBmouUk4E

Dia 9 manhã - Mesa redonda e palestra
https://www.youtube.com/watch?v=uGjGLj7Pxak

Dia 9 tarde - Apresentações de trabalhos
https://www.youtube.com/watch?v=ouXIqOsfNs8

Dia 10 manhã - Mesas redondas e palestra
 https://www.youtube.com/watch?v=pWzvCeJVPec

Dia 10 tarde - Premiação e encerramento
https://www.youtube.com/watch?v=HxRa9kVl7po

Faça aqui sua inscrição Faça aqui sua inscrição

Sobre o evento Sobre o evento

 A Embrapa Meio-Norte realizará nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2023, a nona edição da Jornada Científica, que teve como origem a Mostra de Iniciação Científica realizada em 2014. Com o objetivo de dar oportunidade para  estagiários e bolsistas apresentarem seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos na Embrapa Meio-Norte, a Mostra de Iniciação Científica superou as expectativas e confirmou a necessidade da sua realização no ano seguinte, com uma estrutura reformulada para o formato de jornada científica. Desde então, a Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte é realizada anualmente com sucesso e é considerada um importante evento científico inserido no calendário de eventos da Unidade.

Nos anos de 2020 e 2021, a Jornada Científica foi realizada de forma remota, em virtude da necessidade de isolamento social decorrente da pandemia causada pelo Covid-19. Em 2022, o evento foi estruturado de forma híbrida, com Palestras e Mesas Redondas apresentadas no formato virtual, e com apresentações orais dos estudantes realizadas de forma presencial. Este ano o evento seguirá a mesma proposta de 2022, em formato híbrido, com as apresentações orais dos trabalhos científicos sendo realizadas, pelos estudantes, no auditório.

A submissão de trabalhos científicos será restrita a estagiários e bolsistas de Graduação e Pós-Graduação, orientados por pesquisadores e analistas da Embrapa Meio-Norte. Para a submissão de trabalhos científicos, faz-se necessária a inscrição no evento.

CONFIRA AQUI A SEQUÊNCIA DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

 

INFORMAÇÕES SOBRE A APRESENTAÇÃO ORAL

 

MODELO APRESENTAÇÃO (POWER POINT) 

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Na 9ª edição da Jornada Científica de 2023, estagiários e bolsistas da Embrapa Meio-Norte poderão submeter trabalhos no formato de resumo simples ou expandido. Os resumos simples estarão direcionados para aqueles alunos que possuem resultados de pesquisas desenvolvidas durante o seu período de estágio/bolsa. Os resumos expandidos, por sua vez, contemplarão alunos que ainda não possuem dados de pesquisa e que, portanto, poderão participar com trabalhos no formato de revisões sistemáticas e revisões bibliográficas.

Para a submissão do trabalho, é indispensável a realização da inscrição na IX Jornada Científica no site do evento (https://www.embrapa.br/meio-norte/jornada23). As inscrições e as submissões dos trabalhos terão início no dia 14 de agosto de 2023. O prazo final de envio de trabalhos será 15 de setembro de 2023. Cada inscrito poderá submeter até dois resumos como autor principal.

Poderão submeter trabalhos, estagiários e bolsistas de Graduação e Pós-Graduação da Embrapa Meio-Norte, com vínculo atual com a Empresa, ou encerrado há, no máximo, um ano. Para os bolsistas PIBIC e PIBITI/CNPq a participação é obrigatória.

A apresentação dos trabalhos será realizada de forma oral e presencial no Auditório da Embrapa Meio-Norte. Após a apresentação, haverá um momento de interação dos apresentadores com o público presente.

Instruções para envio dos resumos

Os resumos serão enviados ao Comitê Científico da IX Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte, pelo formulário eletrônico disponível no site do evento. O autor responsável receberá um e-mail informando o número do protocolo do seu trabalho. Os resumos serão publicados nos Anais da IX Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte.

No formulário de envio deverão ser anexados o Termo de Autoria de todos os autores/coautores, comprovante de cadastro no SISGEN ou Nota Técnica (quando não houve acesso ao patrimônio genético e/ou ao conhecimento tradicional associado). Serão ainda necessários os seguintes formulários, nos casos a seguir:

  • Trabalhos oriundos de pesquisa envolvendo experimentação com seres humanos (incluindo questionários), deverão apresentar por ocasião da submissão, o protocolo de submissão a um Comitê de Ética em Pesquisa e/ou a cópia do envio/preenchimento na Plataforma Brasil (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf).

 

  • Em casos de trabalhos originados de projetos em que tiver ocorrido experimentação animal (com animais vertebrados), deverá ser anexado o protocolo de submissão à Comissão de Ética em Pesquisa com Animais da instituição onde o trabalho foi realizado.

 

Obs: Site da Comissão de Ética em Pesquisa com Animais da Embrapa Meio-Norte: https://www.embrapa.br/group/intranet/meio-norte/comissao-de-etica-no-uso-de-animais

 

Os trabalhos serão avaliados, inicialmente, pela Comissão Científica da IX Jornada Científica, para verificação do cumprimento das normas e, posteriormente, pelo CLP (Comitê Local de Publicações), que será responsável pela revisão científica.

As opiniões emitidas nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das referências e citações bibliográficas são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Clique no link abaixo e confira as orientações sobre a elaboração de trabalhos:

 

ELABORAÇÃO DE TRABALHOS