Quem Somos

A Embrapa Pantanal é uma das 43 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, presente em todas as regiões do Brasil e em outros países. Como empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), sua missão é conduzir pesquisas, desenvolvimento e inovação para assegurar a sustentabilidade do Pantanal, com foco na agricultura e uso dos recursos naturais em benefício da sociedade.

Criada em 1975 e localizada em Corumbá (MS), a Embrapa Pantanal é uma unidade de pesquisa ecorregional, com atuação na Planície Pantaneira e no seu entorno, tanto em Mato Grosso do Sul como em Mato Grosso. Atualmente, possui uma equipe de 99 empregados, incluindo pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes.

A unidade conta com laboratórios, coleções biológicas, herbário, casa de vegetação, biblioteca, auditório, salas de reuniões e estrutura administrativa de apoio à pesquisa. Além disso, para realizar experimentos a campo e ações de transferência de tecnologias, possui uma base de pesquisas no Pantanal, o campo experimental Fazenda Nhumirim, que mantém núcleos de conservação das raças Cavalo, Bovino e Ovino Pantaneiros, banco de germoplasma de forrageiras nativas e um programa de melhoramento genético de Nelore. A fazenda está localizada a 160 km de Corumbá, na sub-região da Nhecolândia, com uma área de 4.335 hectares, onde 887 hectares são uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).