Núcleo Temático de Pesca e Aquicultura Núcleo Temático de Pesca e Aquicultura

  •  

    O Núcleo Temático em Pesca e Aquicultura tem como missão desenvolver tecnologias e conhecimento a respeito de toda a cadeia produtiva da aquicultura, trabalhando com espécies como o pirarucu (Arapaima gigas), o tambaqui (Colossoma macropomum), os surubins (Pseudoplatystoma spp.) e a tilápia (Oreochromis niloticus).

    Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar na área de aquicultura, com expertise nas áreas de nutrição, genética, sanidade, processamento de pescado, economia, sistemas de produção, reprodução e conservação de recursos pesqueiros. Essa equipe é composta por 16 doutores e 10 mestres, entre analistas e pesquisadores.

    Em termos de infraestrutura para realização das pesquisas, o núcleo conta com laboratórios de diferentes áreas: bromatologia; biotecnologia; biologia aquática; histologia e fisiologia; tecnologia do pescado; patologia de organismos aquáticos; qualidade da água; biofísica ambiental; reprodução e larvicultura; e experimentação em aquicultura.

    A Unidade conta ainda com uma área de viveiros experimentais de piscicultura com cerca de 9,5 ha de área total, composta por 83 viveiros e com lâmina de água total de 4,9 ha. Essa área experimental é utilizada para experimentos em melhoramento genético, nutrição, sanidade e sistemas de produção, envolvendo o processamento de pescado.

    Linhas de Pesquisa

    Sistemas de produção aquícola

    Nutrição e alimentação de espécies aquícolas

    Melhoramento genético de espécies aquícolas

    Reprodução de espécies aquícolas

    Manejo e conservação de recursos pesqueiros

    Sanidade de organismos aquáticos

    Aproveitamento de resíduos de pescado

    Processamento de pescado

    Legislação ambiental, estudos batimétricos e modelagem hidrológica

    Engenharia de alimentos

    Economia

     

Núcleo Temático de Sistemas Agrícolas Núcleo Temático de Sistemas Agrícolas

  •  

    O Núcleo Temático de Sistemas Agrícolas é um núcleo transdisciplinar, que atua principalmente na região do Matopiba, com o foco em integrar princípios fundamentais do conhecimento em solo, água e ar com a produção animal, de grãos e de culturas perenes, e as relações desses sistemas em nível de bacia hidrográfica, para melhoria da qualidade ambiental, aumento da produtividade, da sustentabilidade e da eficiência nos sistemas agropecuários.

    O objetivo é desenvolver soluções científicas e tecnológicas inovadoras para aumentar a eficiência dos sistemas agropecuários e reduzir o impacto desses sistemas no ambiente, integrando diversas áreas do conhecimento e fazendo uso da modelagem de agroecossistemas como uma ferramenta de predição de cenários futuros resilientes às incertezas climáticas.

    O núcleo de pesquisa também busca desenvolver um conjunto de indicadores para avaliar a sustentabilidade dos diferentes sistemas agropecuários, de modo a propor soluções técnico-científicas adequadas para o alcance da sustentabilidade nesses sistemas.

    Linhas de Pesquisa

    Análise de sistemas de produção agropecuária e indicadores de sustentabilidade

    Intensificação ecológica em sistemas agrícolas

    Manejo de pastagens

    Modelagem de agroecossistemas

    Relação solo-água-planta-atmosfera