Apresentação Apresentação

Juntos, semeando o futuro!

Sílvia Massruhá
Presidente da Embrapa

Quando a Embrapa foi criada, em 1973, a produção de alimentos no mundo acontecia majoritariamente em ambiente de clima temperado. O Brasil, com grande parte de seu território em ambiente tropical, convivia com crises frequentes de abastecimento alimentar, o que gerava fortes impactos no custo de vida das famílias. Havia a necessidade de importação de boa parte dos alimentos consumidos no País e a escassez de alimento gerava inflação.

Em apenas 50 anos, o Brasil tornou-se um dos principais produtores mundiais de alimento, ofertando produtos agrícolas de modo diversificado. Com a ocupação agrícola do Cerrado, promoveu a efetiva interiorização da populações em seu território, e, o mais importante, barateou substancialmente o custo da alimentação das famílias. A Embrapa foi protagonista dessa transformação, ao lado das universidades e dos organismos estaduais de pesquisa e extensão, e aliada do empreendedorismo do produtor brasileiro.

Desde sua concepção, esta Empresa apresenta três características presentes em toda a sua trajetória: é reconhecida por ser comprometida com a sociedade brasileira; ousa imaginar o futuro no presente; e caminha rumo ao futuro, guiada por estratégia e planejamento.

Novos tempos trazem novos desafios. A agricultura de hoje está mais complexa; o novo cenário requer tecnologias que assegurem processos sustentáveis, alimentos nutritivos e saudáveis, e bem-estar para quem produz. Carbono zero, rastreabilidade, reciclagem, biosseguridade, agricultura de precisão são novos conceitos, sinalizando que a pesquisa deve ser concebida sob a ótica da bioeconomia e da transformação digital, visando à segurança alimentar e à transição energética, perseguindo o caminho da inclusão socioprodutiva.

Além de produzir alimentos, fibras e energia, espera-se que o setor agrícola continue produzindo superávits na Balança Comercial, apoie a dinamização industrial e de serviços e, ainda, gere emprego e renda. Isso requer um olhar para a inovação como ingrediente competitivo e inclusivo, garantindo ainda o protagonismo de produtores e produtoras familiares no processo de transformação e a motivação aos jovens para que deem continuidade às atividades dos pais.

Com satisfação, apresento à sociedade brasileira o Plano Diretor da Embrapa 2024-2030, que mostra os caminhos que a Empresa vai seguir para cumprir sua missão institucional. Nosso propósito é construir o futuro, junto com produtores, técnicos, empresas, universidades, órgãos de governos, instituições públicas e da sociedade civil, startups e entidades do terceiro setor. A Embrapa sempre foi inclusiva e agregadora. E continuará sendo uma Empresa do Brasil, a serviço dos brasileiros e da humanidade.

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Publicação

Com base nas prioridades do governo e em evidências contidas em documentos institucionais, estudos e publicações recentes e, ainda, na coleta de infor...