PORTFÓLIO DE PROJETOS

Agroecologia e Produção Orgânica

Alimentação saudável, sustentável e sem agrotóxicos

O uso racional dos recursos naturais e socioeconômicos, a qualidade e a segurança alimentar são preocupações cada vez mais evidentes na sociedade. Por isso é tão necessário buscar a sustentabilidade e investir em soluções tecnológicas inovadoras em sistemas agroecológicos ou orgânicos de produção de alimentos. 

Foto : Ednaldo Araújo

Sustentabilidade e tecnologia

Os sistemas de produção de base ecológica têm se mostrado uma alternativa sustentável para a agricultura, eliminando o uso de insumos externos não renováveis e causadores de impactos ambientais e, consequentemente, também sociais e econômicos. A demanda por produtos orgânicos ou agroecológicos também é crescente entre os consumidores e, por isso, alavanca o setor, que a cada ano amplia a área cultivada destinada a essa produção.

Em 2019, os sistemas orgânicos de produção alcançaram uma área de 72,3 milhões de hectares cultivados no mundo, movimentando no mercado valores da ordem de 106 bilhões de euros. No Brasil, a área destinada a cultivos orgânicos alcança 1,3 milhão de hectares. Pesquisa realizada pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) mostrou que foi registrado um aumento de 4% no consumo de produtos orgânicos entre 2017 e 2019. Dados do último Censo Agropecuário do IBGE mostram que, de 2006 a 2017, o número de estabelecimentos agropecuários com a certificação de produção orgânica cresceu mais de 1.000% no Brasil, saltando de 5.106 para 68.716.

Apesar disso, ainda há entraves para o aumento do número de sistemas orgânicos ou em transição agroecológica, muitos deles vinculados à necessidade da geração de novos conhecimentos e tecnologias e posterior disseminação para os agricultores. É neste sentido que este portfólio atua, com o objetivo de gerar ou aprimorar soluções tecnológicas em sistemas agroecológicos ou orgânicos de produção de alimentos.

Clique aqui para baixar o encarte do portfólio

Desafios para inovação

 

Alinhada a seu Plano Diretor 2020-2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030 pela ONU, a Embrapa definiu uma estratégia de organização de seus projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para atender desafios prioritários relacionados aos sistemas de produção de base ecológica:

  • Ampliar a oferta de fertilizantes de fontes renováveis para utilização em sistemas de produção orgânicos ou em transição agroecológica;
  • Ampliar a oferta de materiais genéticos de hortaliças, frutíferas e grãos adequados a sistemas orgânicos de produção ou em transição agroecológica;
  • Manejar as áreas de sistemas agrícolas tradicionais do bioma Amazônia sem a utilização de fogo;
  • Tecnificar a condução de práticas de manejo manual em áreas de agricultura familiar, submetidas ao manejo orgânico ou em transição agroecológica;
  • Desenvolver estratégias de manejo de plantas espontâneas adaptadas e ocorrentes em sistemas orgânicos de produção ou em transição agroecológica;
  • Viabilizar novos insumos biológicos, práticas e processos agropecuários que promovam crescimento vegetal, manejo fitossanitário e equilíbrio ecológico em sistemas orgânicos de produção ou em transição agroecológica.

Comitê Gestor do Portfólio

O Comitê Gestor do Portfólio atua na definição dos desafios para inovação e no acompanhamento da carteira de projetos.
 

Presidente:

Secretário executivo:

       
 

Parcerias e negócios

O Modelo de Inovação Embrapa tem como enfoque a inovação aberta, que conta com parcerias desde o início dos projetos para compromisso com a inserção de ativos no mercado. Descubra como viabilizar soluções tecnológicas com a Embrapa que agregam valor aos negócios e possibilitam inovações ao setor produtivo agropecuário.

Acesse a página de Negócios e Vitrine de Tecnologias

Para saber mais sobre o tema

Navegue por páginas temáticas relacionadas com agricultura orgânica ou agroecológica. Nelas você encontrará notícias, publicações, perguntas e respostas, imagens, vídeos, tecnologias, tudo reunido de forma organizada e útil. Confira abaixo: