Portfólio de Projetos

Florestal

Florestas: produção, conservação e inovação

O Portfólio Florestal busca soluções tecnológicas para a diversificação e aumento da produtividade e competitividade do setor de florestas plantadas, para a conservação e manejo sustentável de florestas naturais e para a restauração florestal, impulsionadas pelas mudanças climáticas, processo de transição energética e pelos mercados de bens e serviços das florestas.
             
O Brasil é destaque no cenário internacional, tanto pela sua biodiversidade quanto pelo elevado nível tecnológico da silvicultura de suas florestas plantadas, tendo  papel de liderança mundial nessas áreas. Portanto, é imprescindível lançarmos mão dessas vantagens e investir nas inúmeras oportunidades de inovação no setor florestal.
 
Nesse sentido, o Portfólio Florestal se estrutura em atendimento a três grandes áreas:

  • Manejo, produção e conservação de florestas naturais
  • Silvicultura de florestas plantadas, com espécies florestais nativas e exóticas
  • Restauração florestal

 
Além do estímulo às pesquisas e soluções de inovação, também existe uma forte atuação do Portfólio Florestal no apoio à formulação de políticas públicas e de legislação na área florestal e na participação e representação em diversos fóruns florestais nacionais e internacionais.

Foto : Zig Koch

O Brasil Florestal

O Brasil possui quase 500 milhões de hectares de florestas, sendo mais de 97% dessa extensão coberta por vegetação natural. A biodiversidade contida nestas áreas naturais é uma expressiva fonte de produtos florestais e serviços ecossistêmicos, e tem um importante papel para populações tradicionais, e de suporte à vida como um todo. Atualmente, o país possui 1,050 milhão de hectares sob concessão federal, em regime de Manejo Florestal Sustentável, que produziram 247 mil metros cúbicos de madeira tropical em 2019. As tecnologias de manejo florestal sustentável permitem quantificar os estoques dos recursos florestais madeireiros e não madeireiros, conhecer limites sustentáveis de uso, e manejá-los para produção de bens e serviços sustentáveis à sociedade, inserindo estes ativos florestais na bioeconomia nacional e internacional.
 
As plantações florestais, compostas em sua maioria por espécies dos gêneros Eucalyptus e Pinus, contribuem com 1,3% do PIB nacional e com 6,9% do PIB industrial, gerando 3,8 milhões de empregos. O Brasil é um dos principais produtores de celulose, papel e painéis de madeira no mundo e a indústria brasileira de base florestal é reconhecida pelo alto nível de tecnologia florestal e produtividade. O Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas estabeleceu como meta aumentar os plantios florestais em 2 milhões de hectares até 2030. Avanços tecnológicos para aumentar o aproveitamento das florestas plantadas e dos componentes da madeira, tais como lignina, etanol de segunda geração, bioplásticos, nanofibras e óleos, são fundamentais para o aumento da competitividade dessas cadeias produtivas e do setor florestal como um todo.
 
Na questão da restauração florestal, a iniciativa The Bonn Challenge estabeleceu o objetivo de recuperar 150 milhões de hectares até 2020 e 350 milhões de hectares até 2030, sendo que o Brasil se comprometeu com 3,42% deste total. Os fragmentos florestais presentes em propriedades rurais são protegidos por Lei. É preciso promover a adequação ambiental dessas propriedades, aliando conservação com aproveitamento econômico. A década 2021-2030 foi denominada “Década da Restauração de Ecossistemas”, período em que se buscará o fortalecimento em nível global das ações de restauração visando à conservação da biodiversidade e à mitigação dos efeitos negativos causados pelas mudanças climáticas.

Acesse o encarte do portfólio em PDF

Desafios para inovação

Fotos: Diogo Denardi / Rodolfo Bührer / Katia Pichelli

  • Alavancar o mercado de produtos certificados da biodiversidade florestal em sistemas sustentáveis nos diversos biomas brasileiros.
  • Ampliar a diversidade genética dos gêneros Corymbia, Pinus e Eucalyptus para adaptação às mudanças climáticas nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Pampa.
  • Aumentar a produtividade e qualidade dos cultivos de espécies florestais nativas e de Pinus spp, Eucalyptus spp, Corymbia spp, Khaya spp e Tectona grandis, Toona ciliata, destinados à produção de madeiras, fibras, resinas e outros produtos florestais.
  • Desenvolver e fomentar novos usos para produtos madeireiros e não madeireiros que ampliem o mercado e fortaleçam a bioeconomia florestal.
  • Manejar de forma sustentável a madeira e produtos não madeireiros de espécies florestais nativas das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul.
  • Promover a adequação ambiental das propriedades rurais de forma a ampliar a biodiversidade e restabelecer as funções das florestas, aliando conservação e aproveitamento econômico.
  • Viabilizar a conservação e o uso sustentável das espécies florestais nativas vulneráveis e/ou em riscos de extinção nos biomas brasileiros.
  • Viabilizar a integração e a disponibilização de informações sobre o estoque e o mercado dos recursos florestais nativos para aprimorar as políticas públicas do setor.

Comitê Gestor do Portfólio

O Comitê Gestor do Portfólio atua na definição dos desafios para inovação e no acompanhamento da carteira de projetos.
 

Presidente:

Secretário executivo:

Parcerias e negócios

O Modelo de Inovação Embrapa tem como enfoque a inovação aberta, que conta com parcerias desde o início dos projetos para compromisso com a inserção de ativos no mercado. Descubra como viabilizar soluções tecnológicas com a Embrapa que agregam valor aos negócios e possibilitam inovações ao setor produtivo agropecuário.

Acesse a página de Negócios e Vitrine de Tecnologias

Para saber mais sobre o tema

Navegue por páginas temáticas que também tem relação com a questão florestal.