PORTFÓLIO DE PROJETOS

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Intensificação do sistema de produção de forma sustentável

O portfólio busca apoiar a organização, geração, integração e disseminação de conhecimentos e tecnologias sobre sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) com foco em inovação para a intensificação e sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuários.

Sinergia na propriedade

Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais em áreas comuns, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado. Busca-se intensificar e compartilhar os benefícios gerados pela sinergia da integração das diferentes atividades combinadas em quatro modalidades de sistemas de produção: integração lavoura-pecuária (ILP), ou sistema agropastoril;  integração lavoura-floresta (ILF) ou silviagrícola; integração pecuária-floresta (IPF), ou silvipastoril; e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), ou agrossilvipastoril.

A adoção da ILPF no Brasil está estimada em 17 milhões de hectares na safra 2020/2021. O potencial de expansão pode chegar aos 48 milhões de hectares, sobretudo com a incorporação de áreas improdutivas, como as de pastagens degradadas. O portfólio ILPF atua nos problemas e oportunidades relacionados ao aperfeiçoamento e expansão de sistemas ILPF no Brasil, tendo o setor produtivo como o seu principal demandante.

O portfólio contempla, ainda, a adoção da estratégia ILPF para a recuperação e incorporação de áreas degradadas, demandando o aprimoramento e o desenvolvimento de estratégias em termos de composições e arranjos dos sistemas para atender às especificidades de cada bioma. Por fim, o trabalho requer geração de índices técnicos que subsidiem a mensuração de serviços ecossistêmicos em sistemas ILPF, apoiando avaliações de impactos ambientais e a repercussão econômica de sua adoção na precificação desses serviços.

Acesse o encarte do portfolio em PDF

Desafios para inovação


Alinhada ao seu Plano Diretor 2020-2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030 pela ONU, a Embrapa definiu uma estratégia de organização de seus projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para atender desafios prioritários relacionados:

  • Agregar valor aos sistemas ILPF pela mensuração e reconhecimento de serviços ecossistêmicos ofertados
  • Ampliar as opções de espécies arbóreas e de forrageiras validadas nos biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Amazônia para uso em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.
  • Estabelecer a especificidade do manejo em cada bioma brasileiro quanto ao componente forrageiro e arbóreo em sistemas ILPF, associado ao conforto térmico animal e ao sequestro de carbono
  • Recuperar e incorporar áreas de pastagens degradadas nos biomas Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Caatinga e Amazônia (em ordem de prioridade) pela adoção de sistemas ILPF tipificados regionalmente
  • Viabilizar a semeadura simultânea de culturas agrícolas e de pastagens em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
  • Tipificar os sistemas ILPF de acordo com as especificidades dos biomas brasileiros e perfil de produção regional

Comitê Gestor do Portfólio

O Comitê Gestor do Portfólio atua na definição dos desafios para inovação e no acompanhamento da carteira de projetos.
 

Presidente:

Secretário executivo:

Parcerias e negócios

O Modelo de Inovação Embrapa tem como enfoque a inovação aberta, que conta com parcerias desde o início dos projetos para compromisso com a inserção de ativos no mercado. Descubra como viabilizar soluções tecnológicas com a Embrapa que agregam valor aos negócios e possibilitam inovações ao setor produtivo agropecuário.

Acesse a página de Negócios e Vitrine de Tecnologias

Para saber mais sobre o tema

Navegue pela página temática sobre os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta e acesse notícias, publicações e material multimídia. Acesse também a página da Associação Rede ILPF e conheça o trabalho dessa parceria público-privada da qual a Embrapa faz parte.