PORTFÓLIO DE PROJETOS

Mudança Climática

Ciência para uma agropecuária mais resiliente e sustentável

O portfólio de mudanças climáticas busca oferecer alternativas técnico-científicas para a adaptação e a sustentabilidade da agricultura brasileira frente aos desafios impostos pela mudança do clima, contribuindo para a segurança alimentar e para o controle das emissões nacionais de gases de efeito estufa.

Adaptação e controle de emissões da agricultura

A agropecuária é um dos setores produtivos mais fortemente afetados pelas mudanças climáticas provenientes do aquecimento global. O seu desempenho é bastante influenciado pelas condições climáticas e pela ocorrência de eventos extremos, como longos períodos de estiagem, ondas de calor e de frio e alterações no regime de chuvas, que são intensificados pelas mudanças no clima e que já têm seu impacto percebido pelos agricultores. A ciência vem mostrando que é possível adotar ações que protejam a agricultura, tornando-a mais resiliente e proporcionando maior segurança para o agricultor seguir na atividade, ao mesmo tempo em que oferecem o cobenefício de controlar as emissões do setor, ajudando o País a cumprir os compromissos ambientais e de mitigação assumidos internacionalmente e também a manter a segurança alimentar nacional e global.

Os projetos organizados no portfólio da Embrapa visam buscar soluções em parceria com o setor produtivo e orientar políticas públicas. Seus principais desafios estão concentrados em elevar a capacidade de adaptação dos sistemas de produção às mudanças climáticas, aperfeiçoar os modelos para projeção de cenários futuros, avançar na avaliação do balanço de carbono e aprimorar protocolos que favoreçam a agregação de valor e o estabelecimento de mecanismos de compensação para o produtor rural.

Acesse o encarte do portfólio em pdf

Desafios para inovação:

 
  
  • Agregar valor aos produtos gerados em sistemas integrados (SAF, ILP e ILPF) e outros sistemas que promovam a capacidade adaptativa das cadeias mais vulneráveis e o controle das emissões de GEE nas cadeias de grãos, pecuária bovina e agroenergia.
     
  • Aumentar a capacidade adaptativa e a resiliência dos sistemas de produção agrícola com maior impacto econômico projetado e relevância para segurança alimentar a partir de cenários de mudanças climáticas.     

 

  • Estruturar plataforma digital e integrada de inteligência para a gestão do risco climático e resiliência na agricultura brasileira (CICLAg).

 

  • Monitorar em larga escala os estoques de C e N e emissões de GEE (na lógica MRV-Monitoramento, Relato e Verificação), representando adequadamente a realidade dos sistemas de produção brasileiros.

 

  • Estruturar plataforma digital para caracterização do nível de sustentabilidade dos sistemas agrícolas, pecuários e florestais e dos efeitos nela produzidos por indicações de ajustes no manejo desses sistemas de produção.

 

  • Projetar cenários de emissões nacionais de GEE das atividades agropecuárias baseados em fatores de emissão e modelos específicos da realidade brasileira (tier 2 e 3 IPCC).

 

  • Projetar cenários de risco climático dos principais sistemas de produção agropecuários decorrentes de estresses hídrico, térmico e de alterações na dinâmica de problemas fitossanitários, intensificados pelas mudanças climáticas.                                                 

 

  • Reduzir ou controlar as emissões de GEE oriundas da bovinocultura de corte extensiva e do uso de fertilizantes nitrogenados e combustíveis fósseis nos sistemas agropecuários brasileiros.

Comitê Gestor do Portfólio

O Comitê Gestor do Portfólio atua na definição dos desafios para inovação e no acompanhamento da carteira de projetos.
 

Presidente:

Secretário executivo:

Parcerias e negócios

O Modelo de Inovação Embrapa tem como enfoque a inovação aberta, que conta com parcerias desde o início dos projetos para compromisso com a inserção de ativos no mercado. Descubra como viabilizar soluções tecnológicas com a Embrapa que agregam valor aos negócios e possibilitam inovações ao setor produtivo agropecuário.

Acesse a página de Negócios e Vitrine de Tecnologias

Para saber mais sobre o tema

Confira outras páginas temáticas relacionadas com Mudanças Climáticas.