Acervo Acervo

O Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB), somado o acervo das mais de quarenta bibliotecas que o integram, quantifica cerca de 900 mil itens, tanto impressos, quanto digitais, total este distribuído em diversas tipologias documentais como livros, periódicos, áudios, vídeos, folhetos e outros. Várias fontes de informação assinadas estão disponíveis aos empregados da Empresa, como se pode ver em Pesquisa ao acervo.

Cada Unidade possui acervo voltado à sua temática de pesquisa e área de atuação; contudo, dada a interdisciplinaridade e interação de temas, o intercâmbio de publicações é constante. Para saber a abrangência temática e especificidade do acervo das bibliotecas das unidades da Embrapa, acesse: Bibliotecas das Unidades.

Além disso, destacam-se as coleções especiais como a Memória da Sede – coletânea das publicações editadas pela Embrapa Sede; Memória das Unidades – coletânea das publicações editadas pelas diversas Unidades da Embrapa, estas duas, armazenadas no edifício da Sede da Embrapa, sob a guarda da Biblioteca Edmundo da Fontoura Gastal; e as coleções de obras raras e especiais distribuídas em algumas bibliotecas da Embrapa. As coleções especiais representam enorme valor para a história da agricultura brasileira, bem como para o desenvolvimento de novas pesquisas na área.

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDP@) e consulte o acervo das bibliotecas da Embrapa.