A Embrapa Uva e Vinho desenvolve ações em prol da sociedade e do meio ambiente, através da realização de atividades anuais e de campanhas de conscientização. Busca fomentar a qualidade de vida, o incentivo ao melhor uso dos recursos naturais, preconizando os princípios da sustentabilidade, bem como busca transmitir conhecimentos técnico-científicos a públicos diferenciados.

  •  

    Gestão Ambiental

    Na Embrapa Uva e Vinho, a Política Ambiental foi lançada em junho de 2010, momento este em que a Unidade se comprometeu a promover a sustentabilidade ambiental no desenvolvimento de suas atividades. Foi implementado o programa de gerenciamento dos resíduos sólidos, por meio do diagnóstico, operacionalização e monitoramento de todas as etapas do plano, incluindo a disposição final ambientalmente adequada, e ações foram desenvolvidas para cada um dos temas considerados prioritários no projeto de Gestão Ambiental.
  •  

    Programa Embrapa & Escola

    O programa Embrapa & Escola é um programa institucional de visitas destinado a escolas de ensino fundamental (alunos dos 4° e 5° anos e professores), da região de Bento Gonçalves/RS.
    As visitas ocorrem durante uma semana do ano, normalmente no mês de outubro, com duração média de 2 horas e 30 minutos. Tem por objetivo aproximar a Embrapa Uva e Vinho da comunidade escolar através da divulgação dos conhecimentos sobre pesquisas científicas, mostrando como as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa estão presentes na vida das pessoas e enfatizando a contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento nacional.