Produção Vegetal | Cultivares

Batata-doce de polpa alaranjada CIP BRS Nuti

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

Atualmente existe apenas um material de batata-doce de polpa alaranjada no mercado que é a cultivar Beauregard, registrada no Brasil em 2010 pela Embrapa. A cor alaranjada é um indicativo do elevado teor de betacaroteno, um pigmento carotenoide com propriedades antioxidantes e precursor da vitamina A. Ele é responsável por funções importantes para a saúde humana como a melhora na visão e renovação celular. A inclusão de alimentos ricos em provitamina A pode ser uma alternativa para diminuir a deficiência desse micronutriente da população carente. Vale ressaltar que a cultivar tem alta percentagem de matéria seca, o que possibilita a comercialização de produtos processados como farinhas e corantes.

Sobre o ativo

A batata-doce de polpa amarela CIP BRS Nuti possui casca rosada e polpa alaranjada, e apresenta alta estabilidade de produção. Ela foi desenvolvida com a finalidade de oferecer ao mercado uma cultivar específica para o processamento industrial como chips, farinhas e corantes. As raízes também podem ser consumidas frescas. A cultivar se destaca pelo alto teor de betacaroteno, em torno de 150 mg/kg. A planta apresenta hábito de crescimento semiereto, característica que facilita o manejo entrelinha, assim como boa cobertura vegetal e bom pegamento de mudas.

A cultivar foi testada em municípios dos estados de Minas Gerais, Pará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal. A produtividade média alcançou 40,5 t/ha e o teor médio de matéria seca foi de 25%. As raízes possuem formato elíptico alongado com as seguintes dimensões médias: 360 g de peso, 18 cm comprimento e 7 cm de diâmetro.

A cultivar é resistente a nematoide (nematoide-das-galhas, Meloidogine incognita, M. javanica e M. enterolobii). O ciclo de produção varia de 150 a 180 dias, a depender da região, sendo indicada para as áreas cujas altitudes variam de 13 m a mais de 1000 m, com plantio o ano todo nas regiões recomendadas, com exceção de plantio no inverno na região Sul.

Em 2021, a batata-doce de polpa alaranjada CIP BRS Nuti foi validada em uma indústria de chips fritos, situada em Três Barras (SC), mostrando ótimo desempenho em textura, sabor e aparência. Também foi feito teste para a produção de cervejas artesanais, resultando numa bebida com características diferenciadas em relação ao mercado. Por ser biofortificada, a cultivar pode ser direcionada para o atendimento de políticas públicas de saúde e segurança alimentar de populações vulneráveis.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 8
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
A batata-doce de polpa alaranjada CIP BRS Nuti tem como diferenciais a boa aparência das raízes; teor de betacaroteno em torno de 150 mg/kg; resistência a nematoide (nematoide-das-galhas, Meloidogine incognita, M. javanica e M. enterolobii); e teor de matéria seca de 25%, 3% a mais que a cultivar Beauregard, material biofortificado atualmente disponível no mercado. Além de ser adaptada a diferentes regiões brasileiras.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
Principais vantagens do ativo:
- Boa aparência das raízes
- Polpa alaranjada
- Alto teor de betacaroteno
- Resistência a várias espécies de nematoide
- Maior teor de matéria seca
- Maior valor nutricional para a alimentação
- Cultivo adaptado a várias regiões do Brasil

Portfólio de projetos: Agroecologia e Produção Orgânica

Finalidades da parceria

  • Licenciamento de marca
O que se espera da parceria?
Espera-se o licenciamento de viveiros de mudas em todas as regiões do país para a produção de mudas da batata-doce de polpa alaranjada CIP BRS Nuti e a comercialização com a marca “Tecnologia Embrapa”. As mudas podem ser comercializadas de dois tipos: mudas bandejas (mudas enraizadas) ou ramas (mudas não enraizadas).

Os interessados em fazer a parceria devem se inscrever ou estarem previamente inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) como produtores de mudas de batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam.), que estejam interessados na obtenção de licença não exclusiva, intransferível e onerosa do direito de utilizar a marca "Tecnologia Embrapa" de propriedade da EMBRAPA, em mudas das cultivar de batata-doce de polpa alaranjada CIP BRS Nuti. Espera-se também a parceria com laboratórios de cultura de tecidos para a produção de mudas in-vitro, multiplicação e comercialização.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Licenciamento de viveiros de mudas credenciados em todo o país para a produção e a comercialização de mudas de batata-doce de polpa alaranjada CIP BRS Nuti. Com a oferta da cultivar no mercado, produtores poderão plantá-las para produção de raízes e comercialização in natura e/ou para agroindústrias de chips, pó para shakes, farinha, tapioca, cápsulas, entre outros derivados. Outra possibilidade é fazer contrato com agroindústrias para comercialização das mudas e/ou uso da marca Embrapa.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Hortaliças

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Galeria de imagens

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados