Alimentos e bebidas

Néctar misto de açaí

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

O potencial agrícola de frutíferas na Amazônia e os investimentos em pesquisas contribuem para a fabricação de produtos com sabores que caem no gosto do consumidor do Brasil e do mundo. O açaí está com tudo nesse cenário, admirado pela cor e sabor, pela qualidade nutritiva e altamente energética.
O alimento, que se confunde com a história gastronômica dos povos extrativistas da floresta, chega ao mercado internacional com novos sabores para atrair os consumidores que buscam produtos saudáveis e práticos.
Para atender essa demanda, a equipe do laboratório de tecnologia de alimentos da Embrapa Acre desenvolveu uma bebida composta com polpa de açaí, cupuaçu e guaraná, sem adição de conservantes, que pode durar quatro meses em temperatura ambiente.

Sobre o ativo

Bebida natural, nutritiva e com alto valor energético. Essa é a definição do Néctar Misto de Açaí.
O produto é um néctar, elaborado com polpa de açaí, cupuaçu e guaraná, sem adição de conservantes, que mantém sua estabilidade por no mínimo quatro meses em temperatura ambiente. Além de ser prático e fácil de ser consumido, após refrigerado.
A bebida é rica em antocianina, composto antioxidante que combate os radicais livres do corpo humano. Por isso, o néctar pode ser um alimento utilizado por esportistas e pessoas que praticam atividades físicas regulares, por ser calórico e ter rápida absorção.
Em testes de sabor e textura realizados com consumidores em várias regiões do país, o produto obteve ótimos índices de aceitação.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 6
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Bebida energética pronta para o consumo (preferencialmente gelado), com alto teor de fibras, sem conservantes, ingredientes 100% naturais, alto teor de polpa de frutas oriundas da cadeia de valor de produtores tradicionais e extrativistas da Amazônia.
Aceitação acima da média nos testes sensoriais realizados, por parte dos consumidores, principalmente por aqueles praticantes frequentes de atividades física;
Praticidade e diversidade de consumo, uma vez que o consumidor tem a opção de consumir o néctar simplesmente ou adicionar cereais e frutas antes do consumo de rotina.
Sem adição de conservantes, que mantém sua estabilidade por no mínimo quatro meses em temperatura ambiente.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
• Aumento da demanda de açaí, cupuaçu e guaraná na região de produção do néctar.
• Fortalecimento e incentivo para a conversão de áreas em SAFs ou em recuperação de áreas, pois grande parte do açaí é oriunda do extrativismo e o cupuaçu de sistemas agroflorestais.
• A tecnologia oferece grande potencial econômico para as agroindústrias processadoras do açaí por agregar valor ao produto e atender as demandas de um mercado consumidor em expansão.
• Mais uma opção de bebida natural, com alto teor de fibras, sem conservantes, ingredientes 100% naturais, alto teor de polpa de frutas oriundas da cadeia de valor de produtores tradicionais e extrativistas da Amazônia. Para as comunidades envolvidas no fornecimento de matéria prima, melhoria de qualidade de vida em consequência do maior ingresso de recursos pelos seus produtos.

Finalidades da parceria

  • Validação Técnica e/ou Industrial
  • Validação Mercadológica e/ou Comercial
O que se espera da parceria?
• Néctar validado industrialmente e produto disponível ao mercado consumidor.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
• Em garrafas de 300 ml, 600 ml e 1 litro, pronto para o consumo, preferencialmente gelado. A validação até o momento foi em embalagens de vidro, mas pode-se testar em embalagens PET. Se congelado, as embalagens devem ser definidas.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Acre

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados