Produção Vegetal | Cultivares

Cupuaçu 5.0 - Kit de cultivares de cupuaçuzeiro de alta produtividade e boa resistência à vassoura-de-bruxa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

Composto pelas cultivares de cupuaçuzeiro BRS Careca, BRS Fartura, BRS Duquesa, BRS Curinga e BRS Golias, o kit denominado Cupuaçu 5.0 é um reforço tecnológico para o posicionamento de uma fruta com mercado em franca expansão nacional e internacional, com potencial de se tornar um importante ativo de bioeconomia e desenvolvimento local, a partir da criação de novos produtos ou como insumo de alto valor agregado.
Por serem clones, as novas cultivares devem ser propagadas por meio de enxertia, seja para a formação de novos pomares ou, ainda, para a substituição de copas de plantas improdutivas, por meio de outra tecnologia preconizada pela Embrapa, a Substituição de Copa do Cupuaçuzeiro, tornando o cultivo dessa espécie mais rentável e sustentável.
O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma das frutas amazônicas mais conhecidas no mundo. De sabor e aroma marcantes, é um fruto versátil do qual tudo se aproveita, das folhas às amêndoas, estas, com mercado em expansão na fabricação da manteiga e óleo, usadas nas indústrias de cosméticos, fármacos e alimentação.
Em termos de produtividade, o Cupuaçu 5.0 produz até 14 toneladas (t) de frutos por hectare (ha), muito acima da média do estado do Pará, que é de apenas 2,5 t/ha, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – Sedap (LSPA – Cupuaçu/Belém, PA, 2018.)

Sobre o ativo

O ativo reúne uma coleção de cultivares com características de 5 variedades selecionadas, obtidas pelo cruzamento de genótipos de cupuaçuzeiros resistentes à vassoura de bruxa e de alta produtividade nos quantitativos de frutos por planta, da produção de frutos/kilo por planta, e na geração de polpa e semente.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 8
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
- Coleção de cultivares resistentes à vassoura de bruxa e de alta produtividade nos quantitativos de frutos por planta, da produção de frutos/kilo por planta, e na geração de polpa e semente.
- Dupla aptidão para polpa e amêndoas.
- O Kit Cupuaçu 5.0 propicia espaçamento da safra, no qual três cultivares têm maior produção nos meses de fevereiro, março e abril e duas nos meses de maio, junho e julho, prolongando o período produtivo.
- Reduz a pressão sobre a agroindústria de processamento da fruta, que tem sobrecarga de trabalho na safra convencional.
- Produz até 14 toneladas (t) de frutos por hectare (ha), enquanto a BRS Carimbó, lançada em 2012, chega na média de 8 toneladas. E muito acima da média do estado do Pará, que é de apenas 2,5 t/ha, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – Sedap (LSPA – Cupuaçu/Belém, PA, 2018.)
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
- Kit Cupuaçu 5.0 reúne as cinco melhores variedades selecionadas, que apresentam boa resistência ao fungo causador da vassoura-de-bruxa e produtividade superior.
- Uso do pacote permite extensão do período de safra de quatro para seis meses, pois reúne clones precoces, regulares e tardios.
- Aumento do período de colheita alivia a pressão sobre a agroindústria de processamento da fruta, que tem sobrecarga de trabalho na safra convencional.
- Por ser uma espécie nativa, com alto consumo local, o que a torna uma importante frutífera para segurança alimentar e para economia regional
- O cupuaçu apresenta benefícios de ordem ambiental, econômica e social, pois possui alto potencial para cultivo consorciado em larga escala, principalmente em sistemas agroflorestais, por se desenvolver melhor nesses ambientes, promovendo a diversificação da renda para pequenos agricultores e a restauração produtiva de áreas degradadas.

Portfólio de projetos: Amazônia

Finalidades da parceria

  • Licenciamento de marca
O que se espera da parceria?
Exploração comercial cumulado com licenciamento de uso da marca "tecnologia Embrapa''.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Por intermédio da exploração comercial, diretamente com a empresa parceira, cumulado com licenciamento de uso da marca "tecnologia Embrapa''.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Amazônia Oriental

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados