Produção Vegetal | Agroquímicos, fertilizantes e defensivos biológicos

Xaxim agroecológico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

O xaxim, vaso utilizado principalmente para o cultivo de plantas ornamentais e confeccionado com o caule da espécie Dicksonia sellowiana, popularmente conhecida como xaxim, é um produto de grande aceitação popular, sendo utilizado em todo território nacional e por todas as classes sociais. Mas, devido à proibição, por lei federal, da extração da Dicksonia sellowiana, que é uma espécie considerada em extinção, este produto não pode mais ser ofertado. Isto ocasionou consequências negativas em toda a cadeia produtiva. Diversos produtos têm sido desenvolvidos visando substituir o xaxim tradicional. Geralmente, são obtidos por processo industrial, com uma mistura de substrato com resina, que é, posteriormente, prensada. Entretanto, até o momento, nenhum produto ofertado possui características que permitam substituir plenamente o xaxim original.

Sobre o ativo

O xaxim agroecológico apresenta capacidade de retenção de água e de fornecimento de nutrientes similares ao xaxim tradicional, o que permite o bom desenvolvimento das plantas. Ele explora a grande capacidade de enraizamento do milheto, espécie vegetal que pode ser usada para formar um emaranhado de raízes com o substrato, gerando uma estrutura em formato de vaso, cujas paredes laterais são impermeabilizadas com aplicação de cera. Sua produção não requer equipamentos industriais, podendo ser feita por pequenos produtores. A confecção do vaso é realizada prensando-se, em um molde, um substrato constituído por palha, serragem, húmus ou qualquer material orgânico que permita o desenvolvimento vegetal. Após a prensagem, o material é umedecido e semeado com espécies de rápido crescimento e grande desenvolvimento radicular, como o milheto. Após algumas semanas, o enraizamento vegetal promove a criação de um emaranhado de raízes, junto ao substrato, que forma a estrutura do vaso, sem a necessidade de utilização de resinas. 
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 7
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Trata-se de um produto com processo inovador, que leva em consideração a preservação do meio ambiente e a produção agropecuária e agroindustrial sustentável e ambientalmente amigável. Ao contrário dos vasos concorrentes, o xaxim agroecológico não é somente um recipiente, mas também um substrato para o desenvolvimento das plantas, da mesma forma como ocorre com o xaxim original. É produzido sem a utilização de colas ou resinas, a partir de um processo agroecológico.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
É um recipiente muito semelhante ao xaxim tradicional, sem fazer uso da Dicksonia sellowiana, espécie em extinção, o que o torna ambientalmente mais sustentável. Também não requer acréscimo de substrato, o que é uma vantagem em comparação aos recipientes encontrados no mercado.

Finalidades da parceria

  • Licenciamento de ativos
  • Validação Mercadológica e/ou Comercial
O que se espera da parceria?
Parceiros para licenciamento e colocação do produto no mercado
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Rodadas de negócios, eventos direcionados para busca de parceiros, feiras e exposições dentro da temática
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Agrobiologia

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados