Produção Vegetal | Agroquímicos, fertilizantes e defensivos biológicos

Estirpes de bactérias fixadoras de nitrogênio e promotoras de crescimento para produção de inoculante para cana-de-açúcar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

A cultura de cana-de-açúcar é uma das mais proeminentes no Brasil, tanto pela extensão da área que ocupa quanto pelo alto consumo de fertilizantes, o que implica em um alto custo e volume de adubação, em especial a nitrogenada, além de dependência de insumos baseados em fontes energéticas poluentes e alta emissão de gases de efeito estufa, principalmente o óxido nitroso. Tal como ocorre com a soja e seus níveis atuais de produtividade média, em que a inoculação com bactérias diazotróficas consegue suprir a demanda de nitrogênio da cultura, a cana-de-açúcar também pode ser beneficiada por essa tecnologia. A formulação de um inoculante para cana-de-açúcar a partir da produção industrial do cultivo de bactérias diazotróficas selecionadas tem por objetivo o crescimento vegetal e a redução do uso de fertilizantes nitrogenados na cultura.

Sobre o ativo

Este ativo consiste em um grupo de cinco bactérias diazotróficas que têm grande potencial para utilização na produção de inoculantes para cana-de-açúcar. As estirpes indicadas são a Gluconacetobacter diazotrophicus (BR 11281), a Herbaspirillum seropedicae (BR 11335), a Herbaspirillum rubrisubalbicans (BR 11504), a Nitrospirillum amazonense (BR 11145) e a Paraburkholderia tropica (BR 11366), que podem ser utilizadas isoladas ou conjuntamente. Essas bactérias são capazes de fixar o nitrogênio atmosférico, estimular a produção de hormônios promotores de crescimento, solubilizar fosfato e melhorar a absorção de outros nutrientes disponíveis no solo.

O inoculante produzido a partir dessas bactérias é capaz de suprir total ou parcialmente as necessidades nutricionais da cultura em relação ao nitrogênio, acarretando na redução nos custos de produção nas lavouras de cana-planta. Com isso, elimina-se a necessidade de aplicação de aproximadamente 30 quilos de nitrogênio por hectare ao ano, sem perda de produtividade, gerando uma economia de cerca de 50 mil toneladas de fertilizantes nitrogenados por ano, com grandes benefícios para o meio ambiente. Além disso, ao melhorar a formação e o crescimento do sistema radicular da cana-de-açúcar e otimizar a absorção dos nutrientes em maiores profundidades e em solos menos férteis, o inoculante produzido a partir desse grupo de bactérias pode aumentar a capacidade de tolerância da planta a estresses ambientais e, consequentemente, incrementar a tolerância à ação de patógenos.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 7
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
A formulação deste ativo preconiza o uso de um conjugado de bactérias, e não de apenas uma, como o verificado em outros produtos existentes. Isso dificulta a formulação on farm, além de agregar os benefícios da ação conjunta de um pool de bactérias no desenvolvimento fisiológico e no controle biológico na cana-de-açúcar. Além disso, há uma necessidade latente da cadeia produtiva para redução dos custos com aquisição de insumos, o que pode ser minimizado a partir do uso do ativo. Por fim, destaca-se o alto know-how da Embrapa na temática.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
É um produto pensado especialmente para a cultura de cana-de-açúcar e as suas dificuldades logísticas de produção. Assim, além das ações de FBN, tem um alto efeito de promoção de crescimento vegetal, tanto da parte aérea quanto de raízes, o que propicia maior capacidade de absorção de nutrientes, além de aumentar a resistência a estresses ambientais e, consequentemente, melhorar a produção. Além disso, o produto vem ao encontro da demanda social e do mercado por produtos biológicos e mais sustentáveis, uma vez que o ativo pode eliminar a necessidade de aplicação de aproximadamente 30 quilos de nitrogênio por hectare ao ano, sem perda de produtividade, gerando uma economia de cerca de 50 mil toneladas de fertilizantes nitrogenados por ano, com grandes benefícios para o meio ambiente e com redução do custo para o produtor.

Finalidades da parceria

  • Codesenvolvimento (prova de conceito à prototipagem)
O que se espera da parceria?
Codesenvolvimento de produtos inoculantes e promotores de crescimento vegetal para cana-de-açúcar, baseados no uso das estirpes na forma conjugada ou isoladamente. As etapas de validação mercadológica e comercial deverão estar incluídas no codesenvolvimento, visando ao lançamento de produto comercial.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
O produto será oferecido em forma de inoculante para aplicação nas lavouras de cana-de-açúcar e a intenção é levar ao conhecimento da indústria e de possíveis parceiros por meio de eventos técnicos e rodadas de negócios.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Agrobiologia

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Galeria de imagens

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados