Produção Vegetal | Agroquímicos, fertilizantes e defensivos biológicos

Inoculante de rizóbios para leguminosas florestais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

O mercado nacional não dispõe de inoculantes para espécies florestais. A produção desse tipo de inoculante está restrita a centros de pesquisa, com destaque para a Embrapa Agrobiologia. Isso porque há um grande número de espécies florestais e, então, a produção de inoculantes por empresas muitas vezes não se mostra viável, já que, para atender ao mercado, seria necessário produzir vários inoculantes diferentes em pequena escala. Este ativo soluciona parte desse problema, já que demonstra que pode ser explorada uma estratégia de obtenção de estirpes eficientes e comuns para utilização em diferentes espécies florestais.

Sobre o ativo

Trata-se de um insumo constituído por uma combinação de três estirpes de rizóbios, selecionadas para uso no ingazeiro (Inga edulis), mas com potencial para utilização em outras leguminosas florestais comumente usadas para a recuperação de áreas degradadas. O inoculante atua promovendo o crescimento das plantas, com alta eficiência na fixação biológica de nitrogênio, podendo ser usado em sementes de espécies florestais e em viveiros de produção de mudas. As estirpes selecionadas foram isoladas de Acacia mangium (BR 3617), Inga edulis (BR 6610) e Clitoria fairchildiana (BR 8807). O estudo que gerou este ativo foi realizado com estirpes de diferentes espécies de plantas e, das 56 testadas, as que se mostraram mais eficientes para a fixação de nitrogênio em Inga edulis pertencem, todas, ao gênero Bradyrhizobium.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 4
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
A Embrapa Agrobiologia possui uma equipe técnica altamente especializada nesse tipo de pesquisa.
O desenvolvimento de um inoculante eficiente para Inga edulis está dentro de uma estratégia de obter, também, um inoculante único para largo espectro de hospedeiros de espécies florestais.
O uso de inoculante eficiente para a fixação de nitrogênio em espécies florestais é uma tecnologia comprovada cientificamente pela Embrapa Agrobiologia.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
O ativo oferece de inovador um inoculante que está sendo desenvolvido para Inga edulis e que poderá ser produzido a partir de estirpes oriundas de outras espécies de Bradyrhizobium. Os resultados da pesquisa mostraram que as bactérias de rizóbio que mais promoveram o crescimento das plantas foram isoladas de Inga edulis, Clitoria fairchildiana e Acacia mangium, todas do gênero Bradyrhizobium. Nessas condições, um inoculante tenderia a ser visto como um diferencial positivo, pois favorece a estratégia de obtenção de um produto único, de largo espectro de hospedeiros de espécies florestais. Teria alta eficiência na fixação de nitrogênio e largo espectro de hospedeiros florestais, com possibilidade de ser gerado em escala comercial pelas indústrias produtoras de inoculantes para abastecer o mercado nacional. Poderia ser utilizado para inoculação de sementes de espécies florestais e em viveiros de produção de mudas.

Portfólio de projetos: Florestal

Finalidades da parceria

  • Validação Técnica e/ou Industrial
  • Codesenvolvimento (prova de conceito à prototipagem)
O que se espera da parceria?
Codesenvolvimento de produtos inoculantes e promotores de crescimento vegetal.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Apresentação para stakeholders e em rodadas de negociação.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Agrobiologia

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados