Produção Vegetal | Agroquímicos, fertilizantes e defensivos biológicos

Proteína recombinante para controle de bactérias que causam doenças na cana-de-açúcar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

A bactéria Xanthomonas albilineans é a causadora da escaldadura das folhas da cana-de-açúcar, doença que pode acarretar perdas de até 100% em um canavial quando acomete variedades suscetíveis, não contando com produto comercial para combatê-la. A disseminação da bactéria ocorre por meio de mudas contaminadas, instrumentos de corte e permanência de remanescentes de cultivos anteriores.

Sobre o ativo

A proteína recombinante gluconacina, derivada da bactéria Gluconacetobacter diazotrophicus, apresenta grande potencial no combate à bactéria Xanthomonas albilineans, que provoca a escaldadura das folhas na cana-de-açúcar. Além disso, também mostrou atividade combativa às seguintes bactérias que atacam a cana-de-açúcar: Xanthomonas axonopodis pv. vasculorum, Acidovorax avenae subsp. avenae, Pseudomonas syringae pv. syringae e Xanthomonas vasicola pv. vasculorum. O ativo é, portanto, um produto biológico inédito que promove o controle in vitro dessas bactérias.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 4
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Não há concorrente similar no mercado. Não é conhecido, no mundo, qualquer produto comercial para controle da escaldadura das folhas de cana-de-açúcar. Além disso, é um ativo difícil de ser “copiado” pela concorrência. Como vantagens, destacam-se as seguintes características: possibilidade do uso da gluconacina para outras doenças, assim como em outras culturas agrícolas; redução do uso de defensivos químicos nas lavouras; e uso por meio de pulverização.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
Trata-se de um ativo único no mercado, para desenvolvimento de um produto biológico inédito, eficiente e sustentável para controle de doenças em cana-de-açúcar, inclusive para a escaldadura das folhas de cana-de-açúcar, uma das doenças de maior impacto no canavial brasileiro. O domínio da prática de isolamento e replicação da proteína recombinante permite a identificação e o uso do mesmo princípio em outras culturas agrícolas.

Finalidades da parceria

  • Codesenvolvimento (prova de conceito à prototipagem)
O que se espera da parceria?
Codesenvolvimento de um produto biológico inédito para controle de doenças em cana de açúcar, causadas pelos agentes patogênicos Xanthomonas axonopodis pv. vasculorum, Acidovorax avenae subsp. avenae, Pseudomonas syringae pv. syringae, Xanthomonas vasicola pv. vasculorum.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
O produto será apresentado à indústria por meio de rodadas de negócios e eventos direcionados para busca de parceiros. Uma das possibilidades de apresentação do ativo é em forma de produto pulverizador para os canaviais. Entretanto, a viabilidade desta e de outras formas de apresentação será discutida em conjunto com o parceiro.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Agrobiologia

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados