Produção Vegetal | Agroquímicos, fertilizantes e defensivos biológicos

Estirpes de bactérias fixadoras de nitrogênio e promotoras de crescimento para produção de inoculante para braquiária

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

Além do alto impacto ambiental, as pastagens degradadas apresentam baixa produtividade e implicam no desperdício de terra. O inoculante para braquiária auxilia na recuperação de pastagens degradadas, melhora a qualidade nutricional das pastagens, em especial em relação ao teor de proteína, auxilia na redução do uso de adubos nitrogenados - devido à maior utilização e incorporação de nitrogênio por meio da FBN -, além de promover o crescimento, em especial das raízes, auxiliando na captação e absorção de nutrientes do solo, assim como de água, tornando as pastagens menos suscetíveis às intempéries ambientais.

Sobre o ativo

Trata-se de uma mistura de duas estirpes de Azospirillum brasilense, com capacidade de fixar nitrogênio atmosférico e promover o crescimento das plantas por outros mecanismos funcionais, como a produção de índoles e sideróforos, a solubilização de fósforo inorgânico e óxido de zinco e a atividade celulolítica. A principal aplicação do produto seria, inicialmente, como bioinsumo em pastagens de braquiária e, posteriormente, em outras gramíneas de interesse agronômico.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 5
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Devido a suas atividades funcionais descritas acima, a mistura de estirpes deste ativo apresenta vantagem em relação às existentes no mercado para aplicação nas pastagens. Além disso, os produtos atualmente comercializados utilizam as mesmas estirpes usadas para outras culturas agrícolas, como soja e milho, e o mercado vem buscando novos produtos, com estirpes mais específicas para a cultura.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
O ativo da Embrapa contém estirpes de bactérias isoladas da própria planta da braquiária, o que pode ser uma vantagem em razão da interação mais estreita entre planta e microrganismos. As estirpes selecionadas possuem atividades funcionais distintas, o que pode ser um diferencial para o setor produtivo, além de atender à demanda social e do mercado por produtos biológicos e mais sustentáveis.

Portfólio de projetos: Insumos Biológicos

Finalidades da parceria

  • Validação Técnica e/ou Industrial
  • Codesenvolvimento (prova de conceito à prototipagem)
O que se espera da parceria?
Parceria visa à validação técnica das estirpes, bem como o codesenvolvimento de produtos inoculantes e promotores de crescimento vegetal para braquiária.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
O produto será oferecido em forma de inoculante para aplicação em pastagens com braquiária e a intenção é levar ao conhecimento da indústria e de possíveis parceiros por meio de rodadas de negócios ou apresentação em Unidades Demonstrativas.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Agrobiologia

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Galeria de imagens

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados