Produção Vegetal | Manejo, adubação e fertilidade do solo

Coquita - Substrato agrícola para produção de mudas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

A cadeia produtiva do coco no Brasil produz de maneira contínua 600 mil toneladas de cascas de coco seco e 2 milhões de toneladas de cascas de coco verde ao ano, sendo grande parte desses subprodutos/resíduos descartados de forma inadequada, ocasionando problemas ambientais diversos, como a proliferação de animais vetores de doenças e a reprodução de insetos como o mosquito da dengue. Outro grande risco ambiental é o acúmulo de matéria orgânica potencialmente emissora de gás metano, além do comprometimento de corpos hídricos e lençol freático. Considerando-se o rendimento de pó equivalente a 70% da casca, estima-se um potencial de produção de pó de coco no Brasil de 2 milhões de toneladas/ano. O pó proveniente da trituração da casca do coco tem grande potencial de uso como matéria-prima na formulação de substratos, apresentando características físicas favoráveis, além de ser biodegradável, não poluente, disponível em abundância sem a necessidade de degradação do meio ambiente para a sua obtenção, como é o caso da turfa, vermiculita e a areia. O uso do substrato “Coquita”, formulado à base do pó da casca de coco, para a produção de mudas, apresenta-se como uma alternativa importante na destinação correta dos resíduos desta cadeia produtiva.

Sobre o ativo

Processo de fabricação da Coquita, substrato à base do pó da casca de coco acrescido de diferentes fontes de matéria orgânica disponíveis na propriedade rural, como o esterco bovino (Coquita Bov), esterco de aves (Coquita Ave) e o formulado com o pó de cascas de coco em mistura com composto orgânico mais húmus de minhoca (Coquita Mix). Este pó é proveniente da trituração da casca do coco. Por apresentar características físicas semelhantes à vermiculita, pode substituí-la como matéria-prima na formulação de substratos para produção de mudas de hortaliças, plantas medicinais e ornamentais de alto vigor e qualidade superior, por meio de sementes, com alta capacidade de retenção de água (correspondendo a oito vezes o seu peso), e com diferencial de diminuição do custo de produção, redução do tempo de formação de mudas em até 30%, e podendo ser produzido pelos próprios agricultores na propriedade.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 8
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
1. Alta capacidade de retenção de água, correspondendo a 8 vezes o seu peso;
2. Elevada porosidade total (acima de 94%);
3. Material biodegradável, não poluente, disponível em abundância e sem necessidade de degradação do meio ambiente para sua obtenção;
4. Proporciona redução de custos pela possibilidade de ser produzido pelo agricultor, além de reduzir em 30% o tempo de formação de mudas.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
O processo de fabricação da Coquita possibilita o uso desse substrato na produção de mudas de diversas espécies vegetais, utilizando como matéria-prima material biodegradável, disponível em abundância e sem a necessidade de degradação do meio ambiente para sua obtenção, como no caso do uso da vermiculita e da turfa, além de reduzir um importante passivo ambiental da cadeia produtiva da cultura do coco. O seu uso pode representar aos produtores rurais a diminuição do custo de produção, principalmente em razão da possibilidade de ser produzido pelos próprios agricultores, além de reduzir o tempo de formação de mudas em até 30%.

Portfólio de projetos: Energia, química e tecnologia da biomassa

Finalidades da parceria

  • Licenciamento de ativos
  • Desenvolvimento de Mercado
  • Licenciamento de marca
O que se espera da parceria?
Buscar um parceiro agroindustrial/comercial para desenvolvimento de mercado, produção, logística e comercialização da Coquita e suas variações, vinculando à "marca Embrapa", ampliando a área de abrangência e, consequentemente, a adoção da tecnologia.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Transferência da tecnologia pela Embrapa ao parceiro mercadológico para produção do substrato Coquita e comercialização em sacos rotulados de diversos tamanhos, com possível serviço adicional de consultoria técnica para orientações de uso, armazenamento e conservação.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Galeria de imagens

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados