Produção Vegetal | Cultivares

Batata-doce de polpa roxa BRS Cotinga

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

A oferta de cultivares de batata-doce de polpa roxa recomendada para processamento industrial na forma de chips, farinha, xarope e outros produtos derivados é incipiente no Brasil. Atualmente, a única cultivar registrada no Ministério da Agricultura tem recomendação de plantio restrito ao estado de Santa Catarina, e apresenta baixa produtividade e baixo rendimento industrial. O pigmento roxo da polpa é indicativo da presença de antocianinas – substâncias semelhantes às encontradas nas frutas de cor arroxeada. O alto preço dessas frutas torna elevado o custo de produção de corantes naturais.

Sobre o ativo

A batata-doce BRS Cotinga é uma cultivar de casca e polpa de coloração arroxeada intensa com ampla adaptabilidade a ambientes de cultivo e alta estabilidade de produção. Ela foi desenvolvida com a finalidade de oferecer ao mercado uma cultivar recomendada para o processamento industrial na forma de chips, farinha, xarope de amido e outros produtos derivados.

A cultivar apresenta alto teor (154 mg/100 g) de antocianinas, que são pigmentos naturais responsáveis pelos tons de azul, roxo e vermelho em alguns alimentos; e indicativos do alto teor de compostos bioativos benéficos para a saúde. As antocianinas são encontradas, por exemplo, nas frutas de cor arroxeada como mirtilo, açaí e amora-preta.

A BRS Cotinga é indicada para as regiões produtoras dos estados de Goiás, Minas Gerais, Petrolina, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Durante a validação, a cultivar apresentou produtividade média de 45 t/ha, em diferentes ambientes. A média nacional é de 14,5 t/ha. Ela é exigente em calor, tolerante a baixas temperaturas e sensível a geadas. Em regiões mais frias, deve ser cultivada preferencialmente nos meses de altas temperaturas, que favorecem o crescimento das raízes. A cultivar apresenta resistência ao nematoide Meloidogyne javanica, a insetos-praga de solo como a broca de raiz, as vaquinhas e a larva-arame.

O teor de matéria seca da cultivar é acima de 30%, já o de sólidos solúveis está acima de 10°Brix. Essas duas características são importantes para o processo de industrialização. As raízes apresentaram peso médio de 358,91 g, e formato alongado com dimensões médias de 17,56 cm de comprimento e 7,05 cm de diâmetro.

Em 2021, a BRS Cotinga foi validada em indústria de chips fritos, localizada em Três Barras (SC), mostrando ótimo desempenho em textura, sabor e aparência. A cultivar também foi testada para a produção de cervejas artesanais, resultando em uma bebida com características diferenciadas em relação ao mercado. Outras recomendações técnicas para o cultivo de batata-doce estão disponíveis no site https://www.embrapa.br/hortalicas/como-plantar-batata-doce.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 8
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Os principais diferenciais da BRS Cotinga são a alta produtividade de raízes, que chega a ser três vezes maior que a média das variedades comercializadas no Brasil. Resistência ao nematoide Meloidogyne javanica; medianamente resistente a insetos-praga de solo como a broca de raiz, as vaquinhas, larva-arame e suscetível ao mal do pé.

As antocianinas disponíveis na batata-doce de polpa roxa apresentam estabilidade e podem ser importantes fontes de corante natural concentrado para as indústrias de processamento e para o mercado consumidor. A concentração encontrada na batata-doce de polpa roxa é comparável aos índices presentes em frutas como mirtilo, amora e uva.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
Principais vantagens do ativo:

- Cultivar de batata-doce de polpa roxa para processamento industrial superior à cultivar cadastrada no Registro Nacional de Cultivares (RNC)
- Alta produtividade
- Disponibilidade de antocianinas com preço mais acessível
- Desempenho superior para a produção de chips e outras formas de uso como corante, shakes, farinhas

Portfólio de projetos: Hortaliças

Finalidades da parceria

  • Licenciamento de marca
O que se espera da parceria?
Espera-se da parceria o licenciamento de viveiros de mudas em todas as regiões do país para a produção e a comercialização de mudas da batata-doce de polpa roxa BRS Cotinga com o uso da marca “Tecnologia Embrapa”. As mudas podem ser comercializadas de duas formas: mudas bandejas (mudas enraizadas) ou ramas (mudas não enraizadas).

Os interessados em fazer a parceria devem se inscrever ou estar previamente inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) como produtores de mudas de batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam.), que estejam interessados na obtenção de licença não exclusiva, intransferível e onerosa do direito de utilizar a marca "Tecnologia Embrapa" de propriedade da EMBRAPA, em mudas da cultivar de batata-doce de polpa roxa BRS Cotinga. Espera-se também a parceria com laboratórios de cultura de tecidos para a produção de mudas in-vitro, multiplicação e comercialização.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Licenciamento de viveiros de mudas credenciados em todo o país para a produção e a comercialização de mudas ao produtor. Com a disponibilidade de mudas no mercado, os produtores poderão comercializar as raízes in natura ou para agroindústrias de chips, pó para shakes, farinha, tapioca, capsulas e entre outros derivados. Outra possibilidade é fazer contrato com agroindústrias para comercialização das mudas e/ou uso da marca Embrapa.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Hortaliças

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Galeria de imagens

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados