Metodologias técnico-científicas

Kit de detecção rápida de patógenos em feijoeiro-comum

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

Murcha de Fusarium (Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli), Podridão Radicular Seca (Fusarium solani) e Murcha de Curtobacterium (Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens) estão entre as principais causas da baixa produtividade da cultura do feijoeiro-comum, podendo ocasionar perdas de até 100%. Um agravante é que todas essas doenças apresentam sintomas semelhantes, dificultando seu diagnóstico no campo, e cuja identificação
em testes laboratoriais de sanidade de sementes também é limitada, o que pode retardar a tomada de decisão para o manejo. A Embrapa desenvolveu um método mais rápido, eficaz e seguro para diagnóstico e identificação dos patógenos causadores dessas doenças.

Sobre o ativo

O método desenvolvido pela Embrapa baseia-se na técnica molecular conhecida por multiplex PCR (m-PCR) e é capaz de identificar tanto colônias isoladas, quanto sementes infectadas, possibilitando a diagnose simultânea das três doenças. Para a aplicação desse método, foi idealizado um kit de detecção rápida, com componentes e orientações em passo a passo, para ser aplicado em lotes de sementes dentro da propriedade rural, sem a necessidade do envio de amostras para análise em laboratórios.
Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
O método por multiplex PCR (m-PCR) é mais rápido, detecta três doenças simultaneamente e possui custo menor que os métodos de diagnóstico tradicionais. Complementarmente, permite montar kit de detecção para aplicação em situação de campo, lavoura, silos e armazéns; sem a necessidade do envio de amostras de sementes a laboratórios para o procedimento de análise em PCR convencional.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
- Permite a detecção precoce de três patógenos
- Agiliza a tomada de decisão sobre o manejo para o controle de Murcha de Fusarium (Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli), Podridão Radicular Seca (Fusarium solani) e Murcha de curtobacterium (Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens)
- Reduz o tempo de diagnóstico padrão de 10 dias para 3 horas
- Possibilita a diminuição de perdas na lavoura ocasionadas por essas doenças
- Evita a aplicação desnecessária de defensivos, beneficiando o consumidor final de feijão

Finalidades da parceria

  • Validação Técnica e/ou Industrial
  • Codesenvolvimento (prova de conceito à prototipagem)
  • Desenvolvimento de Mercado
O que se espera da parceria?
Busca de empresas ou de instituições com experiência no mercado de produção de kits de detecção molecular rápida de patógenos ou que queiram dominar a metodologia molecular para a detecção dos três patógenos.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
O método por multiplex PCR (m-PCR) será ofertado na forma de kit de detecção rápida (componentes e orientação de uso). Além disso, existe a possibilidade de transferir know how aos interessados no domínio da metodologia envolvida na elaboração do kit de detecção rápida.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Arroz e Feijão

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados