Produção Vegetal | Propagação, germinação e manejo de sementes e mudas

Processo de macropropagação vegetativa do bambu

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

Presente em diversas partes do mundo, o bambu é utilizado para diferentes finalidades – da produção de brotos comestíveis à execução de projetos inovadores em arquitetura e engenharia. Segundo a Rede Internacional de Bambu e Rattã (Inbar), entidade que reúne mais de 43 países em iniciativas voltadas para o uso desses vegetais, incluindo o Brasil, o mercado mundial do bambu movimenta cerca de 60 bilhões de dólares ao ano.
O Brasil dispõe de clima favorável e grande extensão de áreas degradadas inaptas para outros cultivos, mas adequadas ao plantio de diversas variedades de bambu de valor comercial. No entanto, a atividade econômica relacionada ao bambu no Brasil ainda é bastante restrita.
Os usos do bambu atualmente são ilimitados, podendo-se dizer que apresenta potencial para substituir parte da madeira e plástico, além de novos usos industriais, tais como painéis estruturais e produção de papel e celulose, além de opção como bioenergia.
A energia da biomassa de bambu tem grande potencial, uma vez que pode ser processada de várias maneiras (conversão térmica ou bioquímica) para produzir diferentes produtos energéticos (carvão, gás e biocombustíveis) que podem substituir os produtos provenientes dos combustíveis fósseis, contribuindo para a diminuição da concentração de CO₂ na atmosfera.
Vale destacar que o bambu é uma planta perene, portanto, não necessita de replantio todo ano, produz em média 25 t/ano de biomassa, e o poder calorífico apresenta valores aproximados quando se compara ao eucalipto. Dessa forma, tem sido constatada uma crescente utilização e interesse do bambu para produção de bioenergia.
Mas o bambu apresenta, atualmente, baixa produção de propágulos e o processo de propagação em uso apresenta baixa eficiência e qualidade. O processo de propagação convencional de bambu (Guadua spp., Dendrocalamus spp.), partindo de material adulto, permite um aumento na produção de propágulos de melhor qualidade.

Sobre o ativo

Processo de propagação convencional de bambu (Guadua spp., Dendrocalamus spp.) partindo de material adulto. Sua principal aplicação é na produção de mudas.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 6
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Processo de melhor qualidade que permite melhoria na produção convencional de mudas.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
O processo resolve problemas existentes na produção de mudas de bambu permitindo a produção de mudas em maior quantidade e com melhor qualidade.
O processo possibilita a conservação de germoplasma ex situ.

Finalidades da parceria

  • Desenvolvimento de Mercado
  • Validação Mercadológica e/ou Comercial
O que se espera da parceria?
Validação do processo em escala e a transferência do ativo para o mercado.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Na forma de mudas, documentos técnicos e publicações científicas
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados