Produção Vegetal | Propagação, germinação e manejo de sementes e mudas

Processo de germinação de sementes de bambu

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

O bambu (conhecido também por taquara ou taboca) é uma planta da família Poaceae (a mesma das gramíneas), formada por rizomas e raízes subterrâneas e, na parte aérea, por colmos, ramos laterais e folhas. A cada ano brotam novos colmos a partir de gemas situadas nos rizomas, formando uma moita e aumentando a área ocupada pela planta. Uma touceira ou floresta demora alguns poucos anos para atingir a maturidade, ou seja, ter colmos grandes e resistentes.
O bambu é um vegetal com mais de 200 milhões de anos e 1.300 espécies, das quais 50 domesticadas e 38 estudadas. Do total de florestas do planeta, o bambu responde por 3%.
As possibilidades de uso do bambu vão desde a recuperação de áreas degradadas, passando por fontes de biomassa, matéria-prima para construção civil, mix de fibras para papel e para a indústria têxtil, entre outras, chegando até os bionanomateriais, como demonstram as mais recentes pesquisas científicas.
Porém, o bambu hoje apresenta baixa viabilidade de semente e, pelo processo convencional de germinação, perde-se muita semente, por isso, o novo processo para
germinação de sementes de bambu permite um aumento de viabilidade de semente e uniformidade de germinação, aumentando o número de sementes produzidas.

Sobre o ativo

Processo para germinação de sementes de bambu (Guadua spp., Dendrocalamus spp.). Sua principal aplicação é na produção comercial de mudas, já que essa espécie apresenta baixa viabilidade de semente, o que acarreta em perda pelo processo convencional de germinação. O ativo foi desenvolvido em parceria com a Fundação Universidade de Brasília – FUB.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 6
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Este processo resolve os problemas já existentes para a produção comercial do bambu (perda de viabilidade de semente, falta de uniformidade de germinação, perda de insumos), produz mudas mais vigorosas e pode ser utilizado em outras finalidades (produção de mudas, micropropagação, macropropagação e conservação de germoplasma ex situ.). Os processos disponíveis no mercado são de menor qualidade, e não resolvem os problemas atuais (perda de viabilidade de semente, falta de uniformidade de germinação, perda de insumos) resultando em uma baixa viabilidade econômica.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
 O processo permite a produção de mudas de bambu com maior e melhor qualidade a partir de sementes;
 Permite melhorias na forma de tratamento da semente, nas condições de cultivo (meio de cultura, frasco, temperatura) e transferência para o solo;
 Possibilita o uso das mudas de bambu em processo de micropropagação, macropropagação, melhoramento genético e conservação de germoplasma ex situ

Finalidades da parceria

  • Desenvolvimento de Mercado
  • Validação Mercadológica e/ou Comercial
O que se espera da parceria?
Validação do processo em grande escala e a transferência do ativo para o mercado.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Na forma de mudas, documentos técnicos e publicações científicas.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados