Produção Vegetal | Cultivares

Amendoim - BRS 423 OL

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

A oferta de cultivares de amendoim aptas para cultivo em grande escala, em sistema adensado com alta mecanização e alta produtividade ainda é um gargalo para a expansão da cultura no Brasil. A BRS 423 OL atende a essa demanda, além de ser mais precoce que as similares disponíveis no mercado, possibilitando colher mais cedo e rotacionar com outras culturas, e indicada para consumo de mesa e para a indústria de alimento.

Sobre o ativo

Cultivar de amendoim de alta produtividade e adaptação ao cultivo mecanizado. A BRS 423 OL possui ciclo médio (125 dias) e produtividade de até 5.200 kg/ha, com manejo adequado, com semeadura no início da safra. Possui porte rasteiro, crescimento indeterminado e pode ser plantada em diferentes tipos de solo. É moderadamente tolerante à mancha anelar, porém é suscetível às cercosporioses, exigindo manejo eficiente para alcançar o seu elevado potencial produtivo.
Atende ao mercado da indústria de alimentos nacional e de exportação de grãos de alta qualidade. Por seu alto teor de ácido oleico, os grãos conservam suas qualidades por maior tempo depois da colheita, proporcionando maior vida útil de prateleira.
É indicada para cultivo nos estados da São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a cultivar é direcionada ao plantio no início do período chuvoso.

É voltada ao consumo de mesa e à indústria de alimentos. Por seu alto teor de ácido oleico, é considerada um alimento funcional ligado à proteção da pele e síntese de hormônios.

É indicada para cultivo nos estados da Bahia, Goiás, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a cultivar é direcionada ao plantio no início da safra.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 8
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Ciclo 125 dias no Centro-Oeste; Alto teor de ácido oleico; Alto potencial produtivo; Atende aos mercados interno e externo de grãos de qualidade para a indústria de alimentos.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
A cultivar apresenta desempenho agronômico alto mesmo em plantios tardios e manejo fitossanitário deficiente. Outro diferencial que o ativo possui moderada tolerância à mancha anelar. Para o setor alimentício, apresenta alto valor nutricional, além de ser considerado um alimento funcional por seu elevado teor de ácido oleico, auxiliando na prevenção de doenças, além aumentar a vida de prateleira do produto.

Finalidades da parceria

  • Desenvolvimento de Mercado
O que se espera da parceria?
Espera-se licenciamento com produtores e/ou empresas para contrato de multiplicação e de comercialização de sementes genéticas com o uso da marca “Tecnologia Embrapa”.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Na forma de sementes para produtores e/ou empresas de sementes; na forma de grãos in natura e de produtos processados, para o consumidor final, bem como por meio de ações de transferência de tecnologia.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Algodão

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados