Alimentos e bebidas

Barrinha alimentícia de farinha de tapioca e castanha-do-brasil nos sabores da Amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

O consumidor busca cada vez mais praticidade e nutrição nos alimentos. Nesse contexto, a indústria busca desenvolver produtos funcionais, saudáveis e prontos para o consumo.O Laboratório de Agroindústria da Embrapa Amazônia Oriental trabalha no desenvolvimento de alimentos funcionais com os sabores de frutas e produtos da Amazônia. A região tem uma rica diversidade de espécies frutíferas no Brasil, sendo conhecidas cerca de 220 espécies produtoras de frutos comestíveis, o que representa 44% das espécies de frutas nativas brasileiras. Frutos como o cupuaçu (Theobroma grandiflorum) e o açaí (Euterpe oleracea) são facilmente encontrados na região e reúnem carcterísticas únicas. A polpa de açaí, por exemplo, tem antocianinas e compostos fenólicos, que são substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres.
Já o cupuaçuzeiro é uma fruteira nativa dos estados do Maranhão e Pará. O fruto é um dos um dos mais apreciados nas regiões Norte e Nordeste em função do sabor ácido e marcante.
É neste contexto que a Embrapa Amazônia Oriental desenvolveu as barrinhas multifuncionais (energéticas) à base de farinha de tapioca - produto derivado da mandioca brava - e castanha-do-brasil nos sabores de açaí e cupuaçu.

Sobre o ativo

As barras multifuncionais de farinha de tapioca e castanha-do-brasil são classificadas como barras energéticas devido ao seu elevado valor calórico. São fontes de fibras por apresentarem um teor deste componente acima de 3 g/100g e livres de glúten e gordura hidrogenada.
A farinha de tapioca, que é a base da barra comestível, tem alto teor de amido e é fonte de calorias, proque possui uma importante vantagem: é naturalmente isenta de glúten. Já a castanha-do-brasil, outro componente da barrinha, tem alto valor calórico, é rica em proteínas, vitaminas e minerais.
As partir de testes sensoriais com pessoas de diferentes gêneros, idades e regiões, foram estabelecidos os sabores açaí e cupuaçu na dosagem ideal.
O processo pode ser utilizado em indústrias de alimentos, mais especificamente em empresas que atuam na produção de barras de cereais. O processo não busca somente produzir uma barra com ingredientes diferentes, mas padronizar sua técnica de fabricação, assim como diversificar e incrementar os sabores amazônicos, enfatizando a saúde e sendo uma alternativa para o mercado.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 4
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
- Utilização de produtos amazônicos com sabores únicos e características nutricionais relevantes diferentes dos tradicionais de mercado.
- As frutas amazônicas têm grande aceitação no mercado nacional e internacional.
- Barras energéticas com alta concentração de lipídeos, proteínas e carboidratos.
- Alimentos para atletas.
- Alimentos para pessoas com restrição ao glúten.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
- Aproveitamento tecnológico de matérias-primas regionais amazônicas.
- Valorização da biodiversidade amazônica e das cadeias produtivas locais.
- Utilização de produtos florestais não-madeireiros.
- Produto saudável e energético, pronto para o consumo, naturalmente livre de glúten, com alto valor nutricional e o sabor único das frutas da Amazônia.
- Produto da Amazônia que valoriza a floresta.

Finalidades da parceria

  • Codesenvolvimento (prova de conceito à prototipagem)
  • Desenvolvimento de Mercado
  • Licenciamento de marca
O que se espera da parceria?
Validação em ambiente de produção e em escala comercial. Avançar no desenvolvimento dos produtos para disponibilização ao mercado (embalagem, produção em escala, novos sabores).
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Transferência de know-how do processo laboratorial para o codesenvolvimento em projetos de inovação aberta, a fim de ganhar escala em ambiente de fábrica e viabilizar a produção contínua para exploração comercial futura.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Amazônia Oriental

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados