Alimentos e bebidas

Sucos mistos (blends) de frutas amazônicas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

O Brasil apresenta-se entre os três maiores produtores mundiais de frutas e atende a um mercado interno e externo em constante crescimento. A Amazônia tem a maior biodiversidade de espécies frutíferas do país, sendo conhecidas cerca de 220 espécies produtoras de frutos comestíveis, o que representa 44% das espécies de frutas nativas brasileiras. Diante do desenvolvimento tecnológico surgem novas misturas, possibilitando novos sabores. Por outro lado, o consumidor busca produtos saudáveis, nutritivos e prontos para o consumo com o mínimo de conservantes.
Baseada nessa perspectiva, a Embrapa Amazônia Oriental desenvolveu um produto com sabores de frutas tropicais, sem adição de conservantes e 100% natural, inédito para o mercado de sucos no que diz respeito ao paladar. As bebidas mistas (blends) com sabores de frutas da Amazônia são saudáveis, sem conservantes e prontas para o consumo.

Sobre o ativo

O ativo é um processo para fabricação de bebidas mistas (blends) elaboradas com polpas de frutas amazônicas. A tecnologia é resultado de estudos sensoriais e estatísticos da mistura de mais de sete frutas. São sucos prontos para beber, compostos de frutíferas tropicais. São 100% saudáveis, sem adição de conservantes, unicamente tratados termicamente com o objetivo de preservar por mais tempo as características sensoriais e nutricionais do produto, desta forma aumentando a vida útil da bebida.
Os sabores apresentados, mais bem aceitos e nutricionalmente mais interessantes em termos de colaboração com a saúde dos consumidores são: suco misto de açaí, cupuaçu e acerola e suco misto de taperebá, graviola e camu-camu. Na composição, esses produtos contêm compostos bioativos importantes e em quantidades significativas que colaboram em uma dieta rica em compostos antioxidantes, sendo uma opção prática para linha de produtos novos que seguem o apelo de alimentos
saudáveis e não apenas nutritivos, e com características funcionais que cientificamente têm se mostrado benéficas ao organismo humano.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 4
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
- Sabores únicos das frutas da Amazônia.
- Presença de compostos antioxidantes (antocianinas, carotenóides, compostos fenólicos totais e vitamina C) em valores significativos.
- Produto nutritivo e pronto para o consumo.
- Produto é 100% natural e sem uso de conservantes.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
- Aproveitamento tecnológico de matérias-primas regionais amazônicas.
- Inserção no mercado de produtos funcionais e com os sabores da Amazônia.
- Valorização da biodiversidade da Amazônia e das cadeias produtivas locais.
- Bebida funcional, pronta para o consumo e 100% livre de conservantes.

Finalidades da parceria

  • Licenciamento de ativos
  • Codesenvolvimento (prova de conceito à prototipagem)
  • Desenvolvimento de Mercado
O que se espera da parceria?
Validação em ambiente de produção e em escala comercial. Avançar no desenvolvimento dos produtos para disponibilização ao mercado (embalagem, produção em escala, novos sabores).
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Oferta de uso de patente de processo para codesenvolvimento em projetos de inovação aberta, a fim de ganhar escala em ambiente de fábrica e viabilizar a produção contínua para exploração comercial futura, ou licenciamento da patente de processo diretamente a empresas interessadas para desenvolvimento e exploração comercial.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Amazônia Oriental

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Galeria de imagens

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados