Alimentos e bebidas

Doce de Umbu Premium

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

O doce de umbu é feito artesanalmente e apresenta muitas diferenças entre empresas que produzem o doce na região semiárida, faltando uma padronização do produto. Além disso, muitos dos doces apresentam sinérese e cor muito escura, diminuindo sua qualidade.

Sobre o ativo

O umbu é um fruto da Caatinga que apresenta sabor exótico, levemente azedo, sendo apreciado para consumo in natura ou beneficiado na produção de polpas e doces. Apesar de bastante utilizado por pequenas agroindústrias, ainda existem limitações na fabricação de seus derivados, principalmente pela pouca padronização de cor, sabor e textura. A Embrapa desenvolveu uma formulação de doce de umbu com parâmetros de qualidade controlados, coloração mais atrativa e diminuição da sinérese, que é a liberação de líquidos na superfície do doce. A receita favorece o sabor pronunciado da fruta e apresenta redução de 25,6% no teor de açúcar. Outra vantagem é que a formulação não utiliza conservantes, corantes e aromatizantes. O produto pode ser comercialização como doce de corte ou recheio na área de panificação, ampliando as possibilidades de aproveitamento pós-colheita do umbu, com fortalecimento da agricultura familiar do Semiárido.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 7
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Produto inovador e diferenciado, de fácil manuseio e de baixo custo, que atinge nichos de mercado de produtos regionais pouco considerados pelas grandes indústrias alimentícias.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
Produto que possui duas funções: consumo como doce de corte e uso como recheio em produtos de panificação. Apresenta padrões de qualidade diferenciados dos produtos existentes, com destaque para o sabor mais pronunciado da fruta. A formulação do doce não utiliza conservantes, corantes e aromatizantes e apresenta redução de 25,6% no teor de açúcar

Finalidades da parceria

  • Validação Técnica e/ou Industrial
  • Desenvolvimento de Mercado
O que se espera da parceria?
Testagem da formulação para produção em escala industrial, uma vez que o ativo foi desenvolvido e avaliado em escala piloto em laboratórios da Embrapa e agroindústrias de pequeno porte. Também realizar estudos para adaptação técnica do produto no sentido de direcionar a formulação para um processamento que atenda nichos de mercado específicos, tais como o de orgânicos, o de agricultura familiar, entre outros.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Capacitação de multiplicadores: agroindústrias, cooperativas, associações de produtores rurais, por meio de contratos de cooperação técnica, treinamentos, palestras e divulgação por meio de publicações técnicas.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Semiárido

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Galeria de imagens

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados