Produção Vegetal | Cultivares

Tomate BRS Sena

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

O tomateiro é uma cultura com produção limitada em virtude da presença de vários patógenos de origem fúngica, virótica, bacteriana e nematoides. A produção tem custo elevado em razão da necessidade de aplicação de defensivos agrícolas para a proteção fitossanitária das lavouras. A essa questão podemos acrescentar o baixo rendimento da produção de polpa; a coloração menos intensa, que não é atrativa para o mercado in natura; o sabor não intenso; e o fruto mole, que limita o tempo de prateleira e leva a perdas da carga no parque fabril.

Sobre o ativo

O tomate BRS Sena é o primeiro híbrido de tomate de crescimento determinado desenvolvido no Brasil, com múltiplas resistências. Inicialmente destinado para o processamento industrial, porém em função de suas características diferenciadas quanto ao sabor, vem sendo direcionado para o mercado in natura. Os frutos do BRS Sena são alongados, firmes, com peso médio de 70 gramas e apresenta alto grau brix.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 8
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Os principais diferenciais do tomate BRS Sena são tolerância a geminivírus; resistência à bactéria Pseudomonas syringae pv. tomato raça 0; resistência aos nematoides-das-galhas Meloidogyne incognita e M. javanica; aos fungos Fusarium oxysporum f.sp. lycopersici raças 1 e 2; e Verticillium dahlie raça 1. Possui ainda boa tolerância à mancha bacteriana causada por Xanthomonas spp; alta produtividade e estabilidade produtiva; elevado teor de sólidos solúveis, menor exigência em nitrogênio, alto teor de Brix.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
Principais vantagens do ativo:
- Sabor diferenciado em função do maior teor de sólidos solúveis
- Menor acidez
- Coloração vermelho intenso dos frutos, quando maduros, tornando-os mais atrativos para o consumo in natura
- Processamento de molhos, que pode ser favorecido pela viscosidade dos frutos, inferindo em maior rendimento de polpa.

Finalidades da parceria

  • Licenciamento de ativos
  • Desenvolvimento de Mercado
  • Licenciamento de marca
O que se espera da parceria?
Espera-se parceria de dois tipos:
1. A Embrapa oferece sementes do híbrido de tomate BRS Sena a produtores/empresas que possuem inscrição no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM) como produtores de sementes de tomate, que estejam interessados em reembalar e comercializar as sementes aos produtores de tomate. Nesta modalidade, a empresa obtém a licença não exclusiva, intransferível e onerosa do direito de utilizar a marca "Tecnologia Embrapa" de propriedade da EMBRAPA, nas embalagens das sementes do híbrido.
2. Licenciamento da cultivar para produzir sementes do híbrido, embalar e comercializar aos produtores interessados. Nesta modalidade, a empresa obtém os parentais para produzir as sementes do híbrido com direito de exclusividade e pagamento de royalties. Detalhes serão divulgados em edital de oferta pública que será divulgado em breve.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Na forma de sementes para produtores e/ou empresas de sementes; na forma de frutos in natura para ser consumido como tomate de mesa e, na forma de produtos processados, para o consumidor final.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Hortaliças

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Galeria de imagens

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados