Máquinas e equipamentos

Pulverizador Costal Pneumático Eletrostático Elétrico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

A deposição eletrostática aumenta significativamente a eficácia das pulverizações de produtos fitossanitários em mais de 30% em relação ao mesmo equipamento sem a eletrificação. No entanto, o processo exige o uso de gotas muito pequenas (abaixo de 80 micrômetros), as quais os bicos hidráulicos normais não conseguem produzir. O processo pneumático de geração de gotas (com o uso de ar comprimido, semelhante às pistolas de pintura) produz gotas bem pequenas (na faixa de 20 a 60 micrômetros de diâmetro) que são perfeitas para a eletroposição. Os pulverizadores costais pneumáticos agrícolas usam motores movidos a gasolina, sendo pesados, barulhentos e desconfortáveis para o operador, além de produzirem invariavelmente um volume muito grande de vento que, em algumas situações, é prejudicial para as culturas a serem pulverizadas.

Sobre o ativo

O ativo se caracteriza como um protótipo funcional de um pulverizador portátil (de pequeno porte), pneumático (de acionamento por ar comprimido), eletrostático (com capacidade de gerar gotas com carga estática), elétrico (movido por energia elétrica a partir de uma bateria recarregável). Sua principal função é propiciar a aplicação de defensivos agrícolas (químicos ou biológicos) ou nutrientes foliares e estimulantes em geral, que sejam miscíveis em água, em culturas conduzidas em ambientes protegidos.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 5
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Diferente de pulverizadores costais pneumáticos agrícolas movidos à gasolina, este é alimentado por uma bateria de 12V e 15Ah, de ciclo profundo que permite no mínimo 4 horas de funcionamento contínuo do equipamento. O bico (especialmente desenvolvido para esse conjunto) permite variações entre 20 e 60ml/min de vazão de calda, o que proporciona um consumo entre 5 e 15 litros de calda por hectare de superfície tratada, com um deslocamento de 2,4km/hora (velocidade de caminhamento em aplicação de um ser humano normal). Considerando questões ergonômicas, o conjunto é equipado com um tanque de 3 litros de capacidade, o que resulta em um peso total, já abastecido, de aproximadamente 10 kg (bem menor do que o peso dos pulverizadores portáteis hidráulicos disponíveis no mercado).

É um pulverizador multifuncional, com altíssima eficiência de deposição de gotas e que trabalha com baixos volumes de calda, proporcionando ao mesmo tempo economia de produtos e grande eficiência de cobertura das superfícies pulverizadas.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
Por não ter similar no mercado, oferece ao consumidor final (agricultor ou similar) a oportunidade de contar com o que há de mais evoluído em termos de aplicação de produtos miscíveis em água, por pulverização.

Sua principal função é propiciar a aplicação de defensivos agrícolas (químicos ou biológicos) ou nutrientes foliares e estimulantes em geral, que sejam miscíveis em água, em culturas conduzidas em ambientes protegidos.

Finalidades da parceria

  • Codesenvolvimento (prova de conceito à prototipagem)
  • Desenvolvimento de Mercado
  • Validação Mercadológica e/ou Comercial
O que se espera da parceria?
Ao parceiro (empresa que vier a incorporar a tecnologia em seus produtos) oferece a oportunidade de entrar no mercado com um produto único, ainda sem concorrentes, com capacidade de atender a diversas necessidades em variadas formas de aplicação, podendo tornar-se um campeão de vendas pela eficiência e baixo custo construtivo.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
O ativo será oferecido como um conjunto completo, caracterizado por um protótipo funcional e acompanhado do know how construtivo; devendo ser customizado com as características próprias da empresa parceira, mas sem fugir dos limites do conceito básico.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Meio Ambiente

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Galeria de imagens

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados