Produção Vegetal | Cultivares

Gergelim - BRS Pérola Negra

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

A cultura do gergelim vem se consolidando na região Centro-Oeste do Brasil. A oferta de novas cultivares de gergelim é fundamental para a expansão dessa cultura. As sementes de coloração escura são apreciadas em diversos mercados mundiais e ainda não existem cultivares de coloração de película preta registradas no Brasil. A BRS Pérola Negra será direcionada ao mercado gourmet (interno e externo) e deverá atender os produtores das regiões Centro-Oeste e Nordeste.

Sobre o ativo

Cultivar de gergelim com película de coloração preta, alto rendimento e uniformidade da cor dos grãos. A BRS Pérola Negra tem ciclo precoce (99 dias), produtividade de 1.600 kg/ha e teor de óleo de 50%. É tolerante à mancha angular, murcha de macrophomina e cercosporiose. A cultivar é destinada ao mercado gourmet (alimentos in natura) para uso em biscoitos, pães, cereais matinais, ração humana, sushis, doces e extração de óleo. Possui hábito de crescimento pouco ramificado, o que facilita o manejo mecanizado.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 7
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Primeira cultivar de coloração preta registrada no Brasil, tolerância ao estresse hídrico, alto rendimento, tolerância a doenças, atende aos mercados interno e externo de produtos gourmet.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
O ativo apresenta resultado importante para a cadeia produtiva do gergelim, visto que atualmente não existem cultivares de coloração de película preta registradas no Brasil, e essa é uma demanda crescente do setor produtivo, visto que atende à cadeia alimentícia de produtos gourmet.

Portfólio de projetos: Grãos

Finalidades da parceria

  • Licenciamento de ativos
  • Desenvolvimento de Mercado
O que se espera da parceria?
Licenciamento com produtores e/ou empresas para contrato de multiplicação e de comercialização de sementes genéticas com o uso da marca “Tecnologia Embrapa”.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
O ativo será disponibilizado como semente ao setor produtivo e como grãos para indústria de alimentos. Para tanto, ações de promoção que apresentem a tecnologia ao produtor serão elaboradas, dentre elas, vídeos descrevendo as características da cultivar, banners estáticos, animados e interativos a serem disponibilizados on-line em especial nas mídias sociais, dias de campo, lavouras demonstrativas, catalogo de cultivares, folders, etc.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Algodão

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados