Produção Vegetal | Cultivares

Pessegueiro BRS Sarau

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

Atualmente, há poucas opções de cultivares que apresentem maturação dos frutos na época de BRS Sarau. Assim, a nova cultivar representa uma opção à cadeia produtiva de frutas de caroço para oferta de frutas de qualidade nesta janela (segunda quinzena de dezembro).

Sobre o ativo

A BRS Sarau é uma cultivar de pessegueiro que permite colheitas após o período da safra, preenchendo uma lacuna de suprimento da fruta no mercado no fim do ano, na época de festas.

É própria para o consumo in natura e apresenta alta qualidade, firmeza de polpa, sabor doce e baixa acidez. Com produtividade estimada em 20 toneladas por hectare, é indicada para cultivo nas Regiões Sul e Sudeste do país, tradicionais produtoras de frutas para consumo de mesa. É uma cultivar com bom estado sanitário, tendo relativamente baixa incidência de doenças e fungos.

A BRS Sarau inicia a maturação dos frutos, em média, dez dias após o início da cultivar mais usada atualmente na região de Pelotas (RS), e, embora produza frutos de menor tamanho, eles são de melhor sabor, o que, aliado à época de maturação, faz dela excelente opção para continuidade da colheita e oferta de frutas de qualidade ao mercado consumidor. O novo material deverá substituir a antiga cultivar de pêssego Chiripá.

Na avaliação econômica, a BRS Sarau está apta à produção voltada aos empreendimentos rurais dedicados à cultura do pêssego, aos produtores de base familiar e às empresas do setor de atacadista de frutas de caroço.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 8
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
As plantas de BRS Sarau apresentam alta produtividade; têm ampla faixa de adaptação no Sul e Sudeste; as frutas amadurecem após aquelas da cv. BRS Fascínio; e tem boa qualidade de fruta (doces, baixa a média acidez, polpa branca, bom tamanho, forma e firmeza).
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
O consumidor terá à disposição a oferta de frutas de melhor qualidade do que as ofertadas, na mesma época de colheita. Além disso, as plantas são mais produtivas e melhor adaptadas (menos do que 300 h de frio) que cultivares tardias como Chiripá e outras concorrentes no mercado, por exemplo, que têm alta exigência em frio (400 h a 500 h) e não têm boa adaptação à região Sudeste. Projeção econômica prevê que, com a nova cultivar, o produtor poderá faturar entre R$ 30 mil e R$ 40 mil por hectare.

Portfólio de projetos: Fruticultura Temperada

Finalidades da parceria

  • Licenciamento de ativos
O que se espera da parceria?
Selecionar viveiristas parceiros para a multiplicação e comercialização de mudas da cultivar de pêssego BRS Sarau. Ao adotar procedimentos indicados pela Embrapa, de modo a obter mudas com elevada qualidade genética e sanitária, o produtor parceiro poderá utilizar a marca “Tecnologia Embrapa” nas mudas produzidas objeto deste contrato.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
- O viveirista terá acesso a mudas, plântulas in vitro e/ou estacas de raízes.
- O produtor terá acesso a mudas através dos viveiros licenciados.
- O consumidor terá acesso às frutas in natura.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Clima Temperado

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Galeria de imagens

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados