Produção Vegetal | Cultivares

Amoreira-preta BRS Ticuna

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

Há poucas opções de cultivares de amora-preta no Brasil e, boa parte da produção destina-se às fábricas de doces, principalmente geleias, e para comércio como fruta congelada, que é utilizada para diversas finalidades. Para o processamento, é importante a alta produtividade para compensar o preço mais baixo pago ao produtor, quando comparado àquele pago no mercado in natura. Para geleias, por exemplo, é necessário que as frutas tenham um bom conteúdo de ácidos (ou este tem que ser adicionado ao processamento). Assim, a cultivar BRS Ticuna surge como uma boa opção para essa finalidade. Além disso, adapta-se ao sistema orgânico.

Sobre o ativo

A BRS Ticuna é uma cultivar de amoreira-preta altamente produtiva destinada ao processamento, como opção para a produção de geleias e sucos.

O tamanho do fruto é atrativo, que aliado à acidez acentuada faz com que a cultivar ocupe um espaço para fins industriais, diminuindo a necessidade de correção da acidez por meio de aditivos.

Um hectare pode render até 20 toneladas de frutas, sendo considerada uma das cultivares mais produtivas, o que faz superar a cultivar referência que é a BRS Tupy.

A BRS Ticuna, como a maioria das cultivares de amoreira-preta, é bastante rústica, sendo considerada resistente a doenças e indicada para o cultivo em sistema orgânico. É necessário o controle de ferrugem e cuidados com a mosca das frutas (Drosophila suzukii).

A alta produtividade e a pouca exigência de tratamentos fitossanitários compensam o valor de comercialização para a indústria, trazendo um maior retorno ao produtor.

Foi testada principalmente nos estados da Região Sul do País, o que não significa que não tenha adaptação a outras regiões.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 8
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Adaptação; Programa de melhoramento genético consolidado no Brasil; Alta produtividade, plantas de porte ereto e frutas grandes; A época de colheita é mais tardia que de outra cultivar norte-americana amplamente plantada no Brasil, complementando-a.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
- Reduzir a necessidade de adição de ácidos às geleias.
- Além de permitir maior ganho em produtividade.

Finalidades da parceria

  • Licenciamento de ativos
O que se espera da parceria?
Selecionar viveiristas parceiros para a multiplicação e comercialização de mudas da cultivar de amoreira-preta BRS Ticuna. Ao adotar procedimentos indicados pela Embrapa, de modo a obter mudas com elevada qualidade genética e sanitária o produtor parceiro poderá utilizar a marca “Tecnologia Embrapa” nas mudas produzidas.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
- O viveirista terá acesso a mudas, plântulas in vitro e/ou estacas de raízes.
- O produtor terá acesso a mudas através dos viveiros licenciados.
- O consumidor terá acesso às frutas e seus produtos finais (industrializados).
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Clima Temperado

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Galeria de imagens

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados