Produção Vegetal | Cultivares

Pimenta habanero BRS Biguatinga

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

A indisponibilidade de cultivares com resistência às viroses, principalmente as causadas por potyvírus (PVY e PepYMV) com consequente possibilidade de redução do uso de agrotóxicos.

Sobre o ativo

BRS Biguatinga é uma cultivar de polinização aberta de pimenta do tipo habanero, que apresenta plantas com hábito de crescimento intermediário, uniformes e com altura de aproximadamente 0,5 m. Os frutos, de formato triangular e com superfície levemente enrugada, apresentam coloração verde quando imaturos e vermelho quando maduros, com comprimento médio de 6,6 cm por 3,4 cm de largura, 1,9 mm de espessura de parede, elevados conteúdos de vitamina C (149 mg 100g-1 de fruto), carotenoides totais (221 μg g-1 de fruto) e pungência (~150.000 SHU). Apresenta elevada resistência ao potyvirus PVY e a bactérias do complexo Ralstonia, resistência ao nematoide-das-galhas Meloidogyne javanica, e resistência intermediária à murcha-de-fitóftora e ao potyvirus PepYMV. Além de aromáticos, os frutos com alto nível de pungência desta cultivar atendem principalmente às agroindústrias processadoras de molhos e pastas (“mash”), mas também podem ser consumidos frescos.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 8
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Elevado potencial produtivo em campo aberto (em média 20% superior a BRS Juruti); frutos com picância menor do que os frutos de BRS Juruti (de 50 mil a 90 mil SHU de diferença), habilitando-a a ocupar nichos que não poderiam ser ocupados pela BRS Juruti; elevada resistência a PVY e aos nematoides das galhas Meloidogyne incognita e M. javanica, tolerância a PepYMV e resistência intermediária a P. capsici.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
Além de ser uma cultivar com resistência às principais viroses, seus frutos apresentam pungência em torno de 150.000 SHU, altos teores de vitamina C e carotenoides, sabor e aroma intensos.

Portfólio de projetos: Agroecologia e Produção Orgânica

Finalidades da parceria

  • Licenciamento de ativos
O que se espera da parceria?
Espera-se o licenciamento com empresas para contrato de multiplicação e comercialização de sementes com o uso da marca “Tecnologia Embrapa”.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Será disponibilizado na forma de semente ao agricultor e, ao consumidor final, na forma de frutos para serem consumidos frescos (imaturo-verde ou maduro-vermelho), ou ainda em azeites e vinagres aromatizados, misturados a outras pimentas na fabricação de molhos, em conservas, desidratados, em molhos marinadas para carnes ou como ainda tempero para agregar sabor e picância em biscoitos, chips de batata, queijos, castanhas e geleias.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Hortaliças

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Galeria de imagens

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave e navegue pelos portfólios abaixo.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados