20/12/22 |   Manejo Integrado de Pragas

Site auxilia produtores no manejo de pragas do amendoim

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Roseane Cavalcanti

Roseane Cavalcanti -

A Embrapa disponibiliza uma ferramenta para auxiliar os produtores de amendoim no manejo fitossanitário da cultura. O site AmendoSafe reúne os produtos registrados para uso na cultura do amendoim, bem como produtos biológicos, cujo registro é por alvo-biológico, podendo ser usados em qualquer cultura.

“Além de facilitar a tomada de decisões por parte do produtor, a ferramenta também visa reduzir o risco de resíduos de pesticidas e a produção de alimentos seguros e de qualidade”, explica o pesquisador Augusto Costa,da Embrapa Algodão, que coordena o grupo de trabalho de Fitossanidade da Câmara Setorial do Amendoim.

As informações estão organizadas considerando os grandes grupos de pragas, sejam doenças, nematóides, plantas daninhas, insetos e ácaros. Também podem ser realizadas buscas pelo nome comum da praga e o nome científico, além da modalidade de aplicação.

O pesquisador Dartanhã Soares, que coordenou o desenvolvimento da ferramenta, enfatiza que o site não substitui o Agrofit, ferramenta do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, nem a bula dos produtos. “A ideia é permitir a rápida consulta à lista de opções de produtos disponíveis para cada praga que ocorre no amendoim, incluindo os produtos biológicos”, afirma.

O conjunto de informações permite avaliar, de forma rápida, as opções de rotação de ingredientes ativos, grupos químicos e biológicos, visando redução do risco de surgimento de biótipos resistentes, bem como permite avaliar quais as opções mais adequadas para intervenções de final de ciclo visando respeitar o período de carência e limites máximos de resíduos (LMRs).

Dartanhã salienta ainda a importância de seguir as boas práticas agrícolas e o manejo integrado. “É recomendado, sempre que possível, utilizar produtos com diferentes modos de ação, além de outros métodos de controle e práticas agrícolas complementares, por exemplo, variedades resistentes, rotação de culturas e bom preparo do solo, priorizando sempre os produtos de menor impacto ambiental e toxicológico”, orienta.

 

Demanda dos produtores

O presidente da Câmara Setorial do Produtores de Amendoim, Luiz Antônio Vizeu, conta que com a inclusão do amendoim na relação de Cultura com Suporte Fitossanitário Insuficiente ou “Minor Crops” passou a ocorrer uma série de registros de novas marcas comerciais e novos ingredientes ativos de pesticidas para serem usados no cultivo de amendoim. “De 2018 a 2022 passamos de 160 para 317 novas marcas comerciais de pesticidas para amendoim. Praticamente um aumento de 100%. Isso significa maior concorrência entre fornecedores e possibilidade de menores preços, mas principalmente novas ‘armas’ à disposição dos produtores para o melhor manejo do amendoim”, avalia.

Ele relata que com o aumento das possibilidades surgiu também a dificuldade de localizar e selecionar os produtos mais apropriados. Com o AmendoSafe, que surgiu inicialmente como uma planilha, essa pesquisa ficou mais fácil. “Foi uma excelente ideia pois os agricultores, técnicos, agrônomos e consultores tinham em mãos uma tabela completa no seu celular para tomar a melhor decisão possível no manejo fitossanitário do amendoim para termos um amendoim seguro do ponto de vista de resíduos químicos. Porém, os pesquisadores da Embrapa foram além e resolveram criar um site que facilitasse a atualização da tabela e a própria consulta no campo, de forma muito prática e atualizada”, afirma.

Edna Santos (MTB/CE 1700)
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: 83 3182-4312

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

amendoimpragasmanejo-integrado-de-pragasfitossanidade

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional
Produto: Cultivar convencional
Produto: Cultivar convencional