18/01/23 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Cidades discutem oportunidades para reduzir o desperdício de alimentos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marcos Fabrício

Marcos Fabrício - Troca de ideias entre gestores municipais permite replicar boas práticas para fortalecer sistemas alimentares urbanos sustentáveis

Troca de ideias entre gestores municipais permite replicar boas práticas para fortalecer sistemas alimentares urbanos sustentáveis

Cidades de todas as regiões brasileiras, participantes do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (Luppa), projeto do Instituto Comida do Amanhã, em correalização com o ICLEI América do Sul, participam de webinário em 25 de janeiro, às 10 horas, para debater oportunidades de combate ao desperdício de alimentos e o papel da gestão municipal. O webinário será organizado pela Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió, AL), e Delegação da União Europeia no Brasil e contará com a participação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO Américas). O seminário, com transmissão pelo Youtube da Embrapa, tem enfoque para técnicos e gestoras(es) que trabalham com assistência social, agricultura e abastecimento, e planejamento urbano.

O evento on-line faz parte do projeto “Cidades e alimentação: governança e boas práticas para alavancar sistemas alimentares urbanos circulares”, em execução nos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil e liderado conjuntamente pela Embrapa e União Europeia. Para o analista Gustavo Porpino, a troca de ideias entre gestores municipais fortalece a replicabilidade das boas práticas para fortalecer sistemas alimentares urbanos sustentáveis. “As cidades estão mais cientes da necessidade de fomentarem ambientes alimentares saudáveis e sustentáveis, e há iniciativas já em curso, tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina ou Europa que podem ser adaptadas e replicadas em diferentes contextos urbanos”, comenta.

Como parte do projeto Cidades e alimentação, as cidades de Rio Branco (AC), Santarém (PA), Recife (PE), Maricá (RJ) e Curitiba (PR) foram selecionadas por meio de chamada exclusiva para as cidades participantes do  Luppa e irão participar de trocas de experiências com cidades europeias sobre sistemas alimentares circulares. Segundo a FAO, sistemas alimentares sustentáveis são aqueles que proporcionam segurança alimentar e nutrição para todos, de forma que os fundamentos econômicos, sociais e ambientais para gerar segurança alimentar e nutrição para as gerações futuras não sejam comprometidos. Ao valorizar a circularidade dos sistemas alimentares, buscam-se formas de reduzir a geração de resíduos nas diferentes etapas da cadeia produtiva e fortalecem-se as políticas públicas alimentares e iniciativas de redistribuição dos alimentos por meio, por exemplo, de bancos de alimentos e cozinhas solidárias.

O Luppa, rede que fomenta a colaboração para facilitar a construção de políticas alimentares municipais, foi idealizado como uma ferramenta para apoiar cidades a alcançarem sistemas alimentares saudáveis para as pessoas e o planeta, resilientes às vulnerabilidades climáticas e econômicas, e promotores de justiça social, a partir da construção democrática de políticas integradas e coerentes, que tratem de forma sistêmica os desafios alimentares urbanos. A Embrapa, que recentemente assinou acordo de cooperação com o Instituto Comida do Amanhã, é uma das colaboradoras da iniciativa.

Durante o seminário on-line, a consultora Mia Reiss, da FAO Américas, especialista em desenvolvimento circular, irá apresentar ações de cidades da América Latina e Caribe que contribuem para a redução do desperdício de alimentos. O analista Gustavo Porpino, da Embrapa Alimentos e Territórios, irá abordar os desafios e oportunidades para cidades brasileiras diminuírem o desperdício de alimentos. O webinário terá mediação de Francine Xavier, diretora do Instituto Comida do Amanhã, e contará ainda com a participação de representante da União Europeia.

Serviço:

Seminário on-line “O papel das cidades no enfrentamento ao desperdício de alimentos”
Quando: 25 de janeiro de 2023, às 10 horas
Link da transmissão: Canal da Embrapa no YouTube 

Programação:

10h  Abertura

10h10  Desafios e Oportunidades para cidades brasileiras diminuírem o desperdício de alimentos (Gustavo Porpino, Embrapa)

10h25  Estratégias para fortalecimento de sistema alimentar sustentável em Funchal (Cláudia Alves, município do Funchal, Portugal)

10h40 – Estratégias para redução do desperdício de alimentos nas cidades da América Latina e Caribe (Mia Reiss, FAO Américas)

11h – Encerramento da transmissão no Youtube e debate com gestoras municipais

11h50 – Encerramento

Com informações do Instituto Comida do Amanhã.

Gustavo Porpino (MTb 648/RN)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: (82) 3512-3400

Thais Barreto
Instituto Comida do Amanhã

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

alimentosdesperdicio-de-alimentoscomidadesperdicio