28/04/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Embrapa apresenta tecnologias inovadoras na Agrishow 2023 em comemoração aos seus 50 anos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação.

Divulgação. - Vista aérea da edição de 2022.

Vista aérea da edição de 2022.

A Embrapa estará na 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, uma das maiores feiras agrícolas no mundo, de 01 a 05 de maio de 2023, em Ribeirão Preto, SP. No ano de comemoração de seus 50 anos, participa com seis Unidades e 16 tecnologias, produtos e serviços, incluindo lançamentos, para o produtor rural, seja ele agricultor familiar ou grande empresário, de diferentes cadeias produtivas.

Assim, a Empresa vem mantendo sua tradição e compromisso com a sociedade de desenvolver e apresentar opções tecnológicas diversificadas ao homem do campo, levando algumas de suas principais tecnologias de incremento à agricultura sustentável.

 

ALIMENTOS

Abelha-sem-ferrão – A Embrapa investe no desenvolvimento de tecnologias para criação e uso sustentável das abelhas-sem-ferrão (ASF). Seu objetivo é gerar renda a partir da biodiversidade brasileira de abelhas e aumentar a produtividade dos cultivos dependentes delas para polinização. A produção de mel e polinização de diversas espécies de culturas é uma grande contribuição das abelhas nativas para a agricultura brasileira.

A Kombee da A.B.E.L.HA. (Associação Brasileira de Estudos das Abelhas) com a qual a Embrapa mantém parceria no desenvolvimento de tecnologias para criação e uso sustentável das abelhas-sem-ferrão, estará na feira com abelhas nativas para mostrar a Multiplicação de colônias de abelhas-sem-ferrão em escala comercial para uso na polinização agrícola e os benefícios delas para a sociedade.

Solução tecnológica inovadora para o sistema de multiplicação e manejo de colônias de abelhas-sem-ferrão (Scaptotrigona depilis), conhecida popularmente no Brasil como mandaguari. Permite a produção in vitro de rainhas, por meio da superalimentação das larvas, com a produção de cerca de 2 mil rainhas por mês, a partir de uma única colônia.

Possibilita a produção de colmeias em escala comercial, para uso na polinização de cultivos agrícolas, como berinjela, morango, tomate, café, maçã e melão, e também disponibiliza o serviço de aluguel de colmeias para a polinização de lavouras, que atualmente só está disponível com a espécie Apis mellifera, com ferrão, que representa um risco aos trabalhadores rurais e não são eficientes polinizadoras em determinadas culturas agrícolas.

Mais informações: https://abelha.org.br/tag/kombee/

Cultivares de amendoim – Três cultivares de amendoim de alta produtividade e adaptadas ao cultivo mecanizado em grande escala serão lançadas pela Embrapa durante a Agrishow 2023. As novas cultivares são direcionadas ao consumo de mesa e à indústria de alimentos e se destacam pelo alto teor de ácido oleico (acima de 75%), os grãos conservam suas qualidades por maior tempo depois da colheita, garantindo maior vida útil de prateleira. A avaliação do teor de óleo oleico nas variedades de amendoim foi realizada pela técnica de ressonância magnética nuclear (RMN). Na Agrishow, o aparelho SpecFit fará análise em tempo real de amostras das cultivares.

A BRS 421 OL possui ciclo tardio, em torno de 140 dias, com manejo adequado, pode atingir uma produtividade média de 5.100 kg/ha. Tem como diferencial os grãos de formato alongado e grandes, com 70% de retenção na peneira 38/42, o maior tamanho do mercado. É ideal para consumo in natura com ou sem película (blancheados), grãos tostados (snacks) e alimentos industrializados à base de amendoim, como doces, confeitados, entre outros.

É indicada para cultivo nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, Ceará e Pernambuco. Mais informações: Amendoim - BRS 421 OL

A BRS 423 OL possui ciclo médio (125 dias) e produtividade média de 5.200 kg/ha, com manejo adequado, com semeadura no início da safra. É moderadamente tolerante à mancha anelar, porém é suscetível às cercosporioses, exigindo manejo eficiente para alcançar o seu elevado potencial produtivo. Os grãos são de tamanho médio/grande de formato mais arredondado, com distribuição predominante nas peneiras 38/42 e 40/50, permitindo o destino dos grãos para os mercados de in natura e confeitos de grãos inteiros (mercados interno e externo) e de outros produtos à base de amendoim (paçoca, pasta, doces, etc).

É indicada para cultivo nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a cultivar é direcionada ao plantio no início do período chuvoso. Mais informações: Amendoim - BRS 423 OL

A BRS 425 OL foi selecionada pelo seu excelente desempenho em situações de plantio tardio ou quando o manejo fitossanitário é deficiente. Possui ciclo de 135 dias, e produtividade média de 5.100 kg/ha de produtividade com manejo adequado. A cultivar se destaca pela alta rusticidade, com resistência parcial às cercosporioses e tolerância à mancha anelar.

Os grãos são de tamanho médio e arredondados, com predominância nas peneiras 40/50, atendendo aos mercados de produtos drageados (revestidos), pasta, paçoca e óleo vegetal. É recomendada para cultivo em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, Ceará e Pernambuco. Mais Informações: Amendoim - BRS 425 OL

Análise por RMN – O SpecFit HR100 é um equipamento que leva embarcado a técnica de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) para análise não destrutiva da qualidade de alimentos, processados ou in natura, de forma rápida e não destrutiva. Desenvolvido em parceria com a startup Fine Instrument Technology (FIT), o SpecFit fará demonstração em tempo real do teor de óleo oleico em cultivares de amendoim lançadas na Agrishow.

O SpecFIT HR100 é robusto, portátil, de fácil calibração, mínima manutenção e não necessita de mão de obra especializada. O preparo das amostras é rápido, não gera resíduos e as medidas são feitas em segundos, com resultados de alta precisão. Entre as principais aplicações estão as análises de brix (teor de açúcar) de frutas e de qualidade de azeite, vinho e carne bovina.

Pesquisadores da Embrapa e da startup estarão no estande para fornecer outros detalhes. Mais informações em: https://fitinstrument.com/

Antecipe – Resultado de 13 anos de pesquisas, o Cultivo Intercalar Antecipado é um sistema inédito de produção de grãos, desenvolvido pela Embrapa, que incrementará ainda mais a produção de soja e de milho safrinha.

O método de cultivo intercalar possibilita a redução dos riscos causados pelas incertezas do clima durante a segunda safra. A tecnologia é composta por três pilares: um sistema inédito de produção de grãos, uma semeadora-adubadora exclusiva e um aplicativo para auxiliar o produtor a tomar as melhores decisões.

Mais informações: https://www.embrapa.br/sistema-antecipe

Nanoemulsão de cera de carnaúba Emulsão com partículas nanométricas (invisíveis ao olho humano) à base de cera de carnaúba para revestimento de frutos de mesa (mamão, laranja, manga, tangerina, entre outros) sob diferentes concentrações. O composto, reforçado com nanopartículas, é aplicado em finas camadas sobre os alimentos, formando uma fina película sobre eles. Esta ação forma uma barreira contra a perda de umidade, troca de gases e ação de microrganismos, além de manter as propriedades sensoriais do fruto, proporciona maior brilho, preserva a qualidade e prolonga, em média, 15 dias a vida útil das frutas, comparada ao revestimento convencional.

De origem vegetal, a nanoemulsão atende às determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é destinada ao mercado de frutas e hortaliças e disponibilizada via contrato de licenciamento. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

A tecnologia é resultado de pesquisa desenvolvida dentro do conceito de inovação aberta pela Embrapa Instrumentação, em parceria com a QGP/Tanquímica, com sede em Laranjal Paulista (SP). Desenvolvimento sustentável, funcionalidade, facilidade de uso, flexibilidade, inovação, forte conexão com o setor produtivo e segurança são fatores que contribuíram para a rápida inserção do produto no mercado nacional e internacional. A distribuição e comercialização do produto, dentro e fora do Brasil é realizado pela empresa americana AgroFresh. A nonoemulsão está presente na América Latina, Europa e Ásia.

AgNest Farm Lab Hub de inovação no formato de living lab (farm lab), formado a partir de cooperação público privada entre Embrapa, Banco do Brasil, Bayer, Jacto e Nutrien, com foco em experimentação em campo, agricultura digital e sustentabilidade, para fortalecimento da inovação aberta e do empreendedorismo no setor agropecuário.

O conceito plural do AgNest reconhece a importância da colaboração de expertises variadas entre os parceiros para desenvolver soluções relevantes e acessíveis a pessoas e empresas. O espaço em Jaguariúna foi cuidadosamente projetado para permitir uma diversidade de usos, incluindo a implementação de culturas de verão, inverno ou perenes, com a possibilidade de trabalhar em diferentes tipos de cultivo, como sequeiro, irrigado ou estruturas de cultivo protegido, atendendo assim aos diversos perfis de produtores, sejam eles pequenos, médios ou grandes.

Mais informações: https://www.agnest-farm.cnptia.embrapa.br/

VITIVINICULTURA DE PRECISÃO

Resultados de pesquisa e desenvolvimento em área de produção comercial (on farm research, permite o estudo direto na propriedade agrícola durante o ciclo da cultura da videira para vinho ). Em parceria com a iniciativa privada – para adaptação, validação e refinamento de procedimentos e de uso de equipamentos e sensores para a prática da agricultura de precisão em sistema de produção de uva para vinho (vitivinicultura de precisão) no Sudeste brasileiro. A caracterização da variabilidade espacial e temporal de atributos do solo e da planta pode auxiliar a realização das práticas agrícolas no vinhedo de modo diferenciado, com o sistema de dupla poda, no qual a colheita é realizada durante o inverno.

O público terá a oportunidade de conhecer o resultado de um estudo realizado na vinícola Terras Altas, de Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto, SP, que permitiu a produção de vinhos finos de inverno diferenciados. A chamada vitivinicultura de precisão adota procedimentos e usa equipamentos e sensores para a prática da agricultura de precisão (AP) em sistema de produção de uva para vinho.  A pesquisa comprovou que a variação de atributos do solo e da planta em pequenas áreas de um mesmo vinhedo permite a colheita seletiva de uvas e a obtenção de vinhos finos de inverno com características distintas.

Os resultados obtidos em safras recentes, em sistema de dupla poda, podem auxiliar o viticultor na tomada de decisões sobre práticas agrícolas, para obtenção de produtos diferenciados e de interesse, e contribuir para a maior qualidade do vinho nacional. No estande, o visitante poderá conferir o processo de avaliação com técnicas de agricultura de precisão e a geração dos mapas de variabilidade de área e qualidade final do vinho.

No dia 3 de maio às 15h no estande da Embrapa haverá um bate-papo com a presença das enólogas das vinícolas Terras Altas e Casa Verrone e o pesquisador da Embrapa Luis Henrique Bassoi sobre as curiosidades da produção de vinhos e sobre como a agricultura de precisão colabora nas pesquisas para a produção de vinhos de inverno no estado de São Paulo.

 

CONTROLE BIOLÓGICO

Aplicativo Guia InNat – Uma das maiores dificuldades para o produtor é identificar os inimigos naturais das pragas que atacam sua lavoura, especialmente para quem pretende utilizá-los como método de controle, pois esses aliados naturais podem ser confundidos com as próprias pragas. Para facilitar a identificação, especialistas da Embrapa desenvolveram um aplicativo com o qual é possível acessar imagens dos agentes naturais de controle mais comuns.

O intuito do Guia para o reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas é auxiliar agricultores e técnicos para que possam identificar, em meio à fauna presente nos cultivos agrícolas, artrópodes – geralmente insetos – que são controladores naturais de pragas, de forma que possam mantê-los no sistema produtivo, beneficiando-se do controle biológico de forma isolada ou conjunta com outros métodos.

Com um smartphone em mãos, o produtor pode comparar um inseto coletado em campo com a galeria de imagens. Além disso, pode ir para o campo, fotografar um inseto presente na sua lavoura e comparar no mesmo momento a foto tirada com o celular com as imagens da galeria do Guia InNat. Além de fotos, o aplicativo contém informações sobre cada grupo de inimigo natural e sua função na natureza.

O aplicativo é gratuito e está disponível para download na loja de aplicativos Google Play.

 

FLORESTA

Aplicativo Restaura Mata Atlântica Com o objetivo de subsidiar técnicos e produtores rurais para que possam produzir, conservar ou mesmo restaurar o bioma conciliando o planejamento ambiental à atividade agrícola, pesquisadores da Embrapa e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) desenvolveram um aplicativo com informações detalhadas de 276 espécies vegetais da Mata Atlântica. A ideia é oferecer uma ferramenta que permita o planejamento ambiental e econômico para os projetos de restauração, contribuindo assim para o uso racional dos recursos naturais.

O aplicativo permite identificar de forma rápida e dinâmica informações sobre as principais espécies florestais nativas do bioma, como por exemplo o nome científico, o nome popular e onde ocorre. Além de dados botânicos, a Embrapa buscou inserir as características funcionais das espécies, como sua capacidade de fixação biológica de nitrogênio, a atratividade que exerce sobre a fauna silvestre e a oferta de produtos florestais madeireiros e não madeireiros. Foi também elaborado de forma que possa ser atualizado permanentemente com novas informações sobre as espécies.

O Restaura Mata Atlântica pode ser usado em ambientes on-line ou off-line, é gratuito e está disponível para download na loja de aplicativos Google Play.

 

INSUMOS

Arbolina O biofertilizante para aplicação foliar à base de nanopartícula de carbono é um insumo agrícola desenvolvido pela Embrapa para aumentar a eficiência dos sistemas produtivos. Composto principalmente por carbono (47%), nitrogênio (17%) e hidrogênio (4%), tendo como base a nanotecnologia Arbolina, o bioinsumo possui propriedades potencializadoras da atividade fotossintética, para aumento da eficiência dos sistemas produtivos.

É um bioestimulante indicado para a produção de tomate e morango, podendo ser aplicado via pulverizações foliares. Suas características químicas, como o tamanho nanométrico das partículas, permitem uma absorção mais eficiente pelas folhas e, dentro da planta, ativa rotas metabólicas essenciais, que aumenta a capacidade de absorção e aproveitamento da luz, promovendo um maior ganho energético. Como conseqüência, há um maior desenvolvimento do sistema radicular propiciando um maior aproveitamento de água e nutrientes que, aliado a outros fatores, possibilitam aumentos de produtividade de até 25% para tomate industrial e estimativa de aumento de até 80% para o morango. Além dos benefícios diretos no desenvolvimento vegetal, o bioestimulante é biodegradável, não gera resíduos, não prejudica micro-organismos benéficos do solo e de sistemas aquáticos, além de ser totalmente biocompatível, podendo ser misturado a outros insumos agrícolas e utilizado na mesma aplicação. Mais informações: http://krilltech.com.br/tag/arbolina/

Auras – O Auras é um bioinsumo produzido a partir da rizobactéria Bacillus aryabhattai, extraída das raízes do mandacaru (Cereus jamacaru), para ser aplicado em lavouras, principalmente milho para aumentar a resiliência e a capacidade de adaptação das plantas ao estresse hídrico, promovendo o crescimento da cultura mesmo em condições de seca. A solução da Embrapa, em parceria com a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola (MG), é resultado de mais de 12 anos de pesquisa.

A Mitigação da Seca por Bactérias Benéficas com o uso do Auras, além de propiciar maior segurança no ambiente de produção, promove também maior estabilidade no ambiente biológico e otimiza o uso da água pela planta. O bioinsumo é capaz de reduzir os efeitos causados pelas estiagens prolongadas, minimizando riscos e expressando o verdadeiro potencial das lavouras. Na Agrishow informações sobre o correto uso do Auras serão repassadas pelos técnicos da Embrapa e da NOOA e o produto industrializado será demonstrado pela empresa.

Mais informações em:  https://www.nooabrasil.com.br/auras

BioAs Após 20 anos de estudos, a tecnologia de Bioanálise de Solo (BioAS), lançada em 2020, foi desenvolvida com o objetivo de preencher uma lacuna nas análises de solo que eram feitas pelos laboratórios. Até então, apenas fatores relacionados à química e física eram avaliados. Com a BioAS passou a ser possível revelar aspectos relacionados ao funcionamento biológico do solo, que até então passavam despercebidos nas análises de fertilidade, mas que podem impactar o desempenho econômico das lavouras e a sustentabilidade dos agroecossistemas.

O grupo de pesquisa com Bioindicadores de Qualidade de Solo da Embrapa tem se dedicado à seleção de bioindicadores robustos, que permitam que o agricultor brasileiro possa monitorar a “saúde” de seu solo, sabendo exatamente o que avaliar, o porquê avaliar, como avaliar, quando avaliar e principalmente, como interpretar o que foi avaliado.

O ativo BioAS é uma tecnologia que agrega o componente biológico às análises de rotina de solos. Consiste na análise das enzimas arilsulfatase e beta-glicosidase, associadas aos ciclos do enxofre e do carbono, respectivamente. Por estarem relacionadas, direta ou indiretamente, ao potencial produtivo e à sustentabilidade do uso do solo, essas enzimas funcionam como bioindicadores e ajudam a avaliar a saúde dos solos.

A principal aplicação do ativo é a agregação nas análises de rotina de solo de parâmetros que verificam o nível de atividade biológica do solo, para auxiliar na tomada de importantes decisões sobre o manejo da propriedade agrícola.

Mais informações: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/6047/bioas--tecnologia-de-bioanalise-de-solo-

Plataforma para análise de solos em projetos de Agricultura de Precisão e mercado de C Desenvolvida em parceria com a agfintech Agrorobótica, a plataforma IA AGLIBS para análise de solos em projetos de agricultura de precisão e mercado de C é baseada no equipamento AGLIBS e métodos embarcados para análise de solos (hardware e método de preparo e suporte da amostra, calibrações e análises, uso de inteligência artificial e dados em nuvem ou servidor local para obtenção dos resultados e mapas de recomendação), como também rotinas que a antecedem (coleta e identificação única digital de amostras, georrefereciamento e registro de dados da propriedade, envio e armazenamento de dados), e que sucedem a análise (mapas de recomendação e envio de relatórios ao usuário final mediante interface digital).

As análises envolvem inteligência artificial e aprendizagem de máquina, associando as informações espectrais a mapas da variabilidade espacial dos nutrientes e interpretação agronômica; os resultados e recomendações, por exemplo, envolvem textura, pH, teor de alumínio, concentração de macro e micronutrientes, e carbono. Para o caso das análises de carbono no solo, a empresa parceira e cotitular do ativo junto à Embrapa atende a certificação da instituição Verra, habilitando a tecnologia LIBS para validação de projeto de crédito de carbono, viabilizando a rastreabilidade, segurança das análises e aferição para monetização. Mais informações: https://agrorobotica.com.br/

 

ÁREA DE NEGÓCIOS

Este ano a Embrapa abre espaço para a apresentação de ativos visando ao licenciamento a instituições privadas, que possam converter a pesquisa desenvolvida em laboratório e ou no campo em produtos disponíveis no mercado e, assim, beneficiar a sociedade brasileira. Entre os ativos estão:

SondaLeite Trata-se de uma sonda dedicada à avaliação de amostras líquidas, por meio de uso da luz emitida e captada, por componentes semicondutores que fazem parte do sistema sensor. As informações coletadas pelo SondaLeite são realizadas por meio de espectros de reflectância do espectrômetro Bentley 2000, que são convertidos em arquivos numéricos. O sensor é aliado a procedimento de calibração prévia, dependendo do tipo de análise a ser feita. Destaca-se por ser um sistema portátil, robusto e adaptável a diversas aplicações. Pode ser usado direta ou indiretamente em contato com amostras em análise; possui rapidez de análise.

O instrumento SondaLeite tem como principal foco de aplicação à qualidade do leite, quanto ao grau de acidez e instabilidade do produto nos locais de produção e coleta. A cadeia leiteira é de grande importância econômica e social para o país, sendo carente de técnicas rápidas de análise no local de produção que resolva as incertezas e subjetividades causadas pelos testes usados para monitorar a qualidade do leite cru.

A presença na Agrishow tem como objetivo divulgar a tecnologia em busca de empresas com interesse em realizar o licenciamento com a Embrapa para a produção do equipamento.

Serviço

28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação - Agrishow
Data: 01 a 05 de maio de 2023
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto, SP
Horário: das 9 às 18h
Localização: Estande da Embrapa - E14a1 do mapa da feira

Eliana Lima (MTb 22.047/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3311.2748 e (19) 99764.7175

Joana Silva (MTb 19.554/SP)
Embrapa Instrumentação

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 2107 2901 e (16) 99994-6160

Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

agrishoweventoeventosagrishow202350-anos